Açailândia – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta quarta-feira (15), cinco caminhões que transportavam bovinos de forma irregular na BR-222, em Açailândia, no Maranhão. A operação resultou na identificação de várias infrações relacionadas à documentação sanitária e fiscal exigida para o transporte de animais.
A primeira abordagem ocorreu ao meio-dia, quando os policiais interceptaram um caminhão boiadeiro transportando 28 bovinos. O motorista informou que o gado havia sido embarcado em Açailândia com destino a Cidelândia, mas não apresentou a Guia de Trânsito Animal (GTA) nem a Nota Fiscal obrigatória. Após contato com o responsável pela carga, a GTA foi apresentada, mas havia sido emitida após a abordagem, às 13h27. Por isso, o caso foi configurado como infração sanitária.
O veículo foi liberado devido à ausência do órgão de fiscalização agropecuária no local, mas um boletim de ocorrência será encaminhado à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA) para apuração das irregularidades.
Outro caminhão foi abordado às 13h22, também na BR-222, transportando 30 bovinos sem a documentação necessária. O motorista informou que o gado seria entregue em outro ponto de Açailândia. Assim como no primeiro caso, a carga só foi liberada após a apresentação da GTA.
No mesmo dia, a PRF interceptou outros três caminhões transportando gado em condições semelhantes. Todos os veículos foram liberados apenas após a regularização da documentação e a autorização da AGED-MA.
A falta de documentação obrigatória, como a GTA, representa um risco à saúde pública e à segurança sanitária, pois impede o controle da origem, destino e vacinação dos animais, além de dificultar a prevenção de doenças.
A PRF reforça a importância de cumprir as exigências legais para o transporte de animais e alerta que operações como essa continuarão sendo realizadas para garantir a regularidade e a segurança no trânsito.