Em entrevista ao programa Diário da Manhã, transmitido pela Rádio e TV Assembleia, nesta quarta-feira (23), a juíza auxiliar da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (Cogex), Laysa Mendes, forneceu detalhes sobre o próximo Casamento Comunitário, que ocorrerá no dia 30 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A cerimônia beneficiará 175 casais de baixa renda, oferecendo a oportunidade de formalizar suas uniões gratuitamente.
O projeto, realizado pelo Poder Judiciário em parceria com os cartórios de registro civil, busca dar segurança jurídica a casais que não formalizaram sua união legalmente, em grande parte, devido a limitações financeiras. Em suas palavras, a magistrada ressaltou a importância social da iniciativa, que já está em sua 26ª edição: “O Casamento Comunitário é um projeto de grande relevância social, que visa oficializar uniões de muitos anos, proporcionando segurança jurídica para muitas famílias maranhenses.”
Laysa Mendes destacou que os casais que se inscreverem devem ficar atentos ao período de entrega dos documentos, que ocorrerá entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, em cartórios previamente designados. A juíza reforçou que todos os atos serão realizados de forma gratuita, eliminando custos cartorários para os participantes.
“Nosso compromisso é realizar uma grande celebração no dia 30 de novembro, entregando cidadania e alegria para centenas de famílias maranhenses”, afirmou Mendes.
O projeto Casamento Comunitário é uma iniciativa consolidada do Poder Judiciário do Maranhão, promovendo a inclusão social e garantindo direitos para casais de baixa renda. Além de assegurar a formalização das uniões, o evento proporciona um momento de celebração e inclusão social, com foco na construção de laços de cidadania.
O Diário da Manhã é transmitido de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, e pode ser acompanhado pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal 9.2 digital, canal 17 da Maxx TV e canal 309 da Sky), além do canal do YouTube da Assembleia Legislativa.