A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís tem desempenhado um papel fundamental na conscientização e prevenção ao câncer de mama, especialmente durante a campanha Outubro Rosa. A iniciativa foi tema do programa ‘Café com Notícias’, exibido nesta segunda-feira (7) na TV Assembleia, que contou com a participação de Emanuelle Costa, gestora dos Serviços de Saúde da APAE de São Luís.
Durante a entrevista, Emanuelle Costa destacou a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado para a redução das complicações relacionadas ao câncer de mama e outras doenças. Segundo ela, apesar dos esforços contínuos em disseminar informação sobre a importância dos cuidados preventivos, os números de casos ainda são crescentes, o que reforça a necessidade de intensificar a sensibilização junto à população.
“A cada ano, tentamos ampliar o acesso à informação sobre a importância do autocuidado, mas infelizmente, vendo as estatísticas que estamos acompanhando, os números são crescentes. Por isso, a importância de munir a população de informação e orientação. E isso não se restringe apenas ao mês de outubro, mas deve se estender ao longo de todo o ano”, afirmou Emanuelle Costa.
Como parte das atividades do Outubro Rosa, a Clínica Escola Santa Edwiges, vinculada à APAE de São Luís, iniciou uma série de ações em parceria com os cursos de enfermagem, nutrição e fisioterapia do Centro Universitário Santa Terezinha (CEST). Ao longo de todo o mês, são oferecidos serviços de saúde gratuitos às mulheres da comunidade, com o objetivo de promover o cuidado integral e incentivar a realização de exames preventivos.
Entre os serviços disponibilizados estão a solicitação de mamografias, ultrassonografias de mama e avaliações nutricionais, que são oferecidos todas as terças-feiras na clínica. “Durante todo o ano nós já realizamos exames preventivos, mamografia, ultrassonografia das mamas, raio-x, entre outros serviços que já ofertamos para a comunidade ao longo de todo o ano. No mês de outubro, focamos na campanha, em parceria com o Centro Universitário Santa Terezinha (CEST) que está dentro da APAE de São Luís, com serviços nas áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, onde temos os acadêmicos dos cursos em estágio conosco e eles desenvolvem as ações diretamente na comunidade”, explicou Emanuelle.
A campanha Outubro Rosa promovida pela APAE de São Luís reforça a necessidade de um olhar atento para a saúde da mulher, não apenas em outubro, mas ao longo de todo o ano. O objetivo é garantir que o maior número de pessoas tenha acesso à informação e aos serviços de saúde, buscando reduzir os índices de casos avançados de câncer de mama.
A APAE de São Luís continua sua atuação na linha de frente da conscientização e prevenção, mostrando que a luta contra o câncer de mama deve ser contínua. As atividades, realizadas em parceria com instituições de ensino e com a participação ativa de estudantes, fortalecem a rede de apoio à saúde da mulher e criam oportunidades para que a comunidade tenha acesso a um cuidado de qualidade e personalizado.
O programa ‘Café com Notícias’, que trouxe esse importante tema à discussão, é apresentado pela jornalista Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia, em diversos canais de transmissão. A entrevista completa com Emanuelle Costa está disponível para quem deseja conhecer mais sobre as ações do Outubro Rosa e os serviços oferecidos pela APAE de São Luís.