O primeiro fim de semana da programação natalina promovida pelo Governo do Maranhão em São Luís atraiu grande público. E no domingo (17) foi a vez da abertura das atividades na Praça Deodoro, Centro de São Luís. Entre as atrações, estão a Casa do Papai Noel e as projeções de video mapping na fachada da Biblioteca Pública Benedito Leite. A programação de Natal da Praça Deodoro ocorrerá sempre das 18h às 22h.
O Natal do Maranhão é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e segue até o dia 30 deste mês com ações nas praças Dom Pedro II e Deodoro. A abertura oficial aconteceu no sábado (16), com o início das atividades na Praça Dom Pedro II.
Na Praça Deodoro, a programação foi aberta na tarde de domingo (17). No espaço, foi montada a Casa do Papai Noel, com personagens e uma ornamentação especial que vai encantar a todos. Há ainda um espaço instagramável para que todos os frequentadores possam compartilhar em suas redes sociais fotos dos momentos ao lado de familiares e amigos durante a programação.
A fachada da Biblioteca Pública Benedito Leite será a tela onde serão exibidas as projeções de video mapping, que sempre chamam bastante atenção do público. Para garantir mais inclusão este ano, as projeções contam com audiodescrição.
Aprovação do público
E o primeiro dia de programação na Praça Deodoro levou muitas famílias para o Centro de São Luís. Foi o caso da promotora de vendas Any Mendes, que levou o filho Isac, de 7 anos, para ver o Papai Noel. “É muito importante um espaço desses para as crianças porque remete ao espírito do Natal, foge da nossa rotina, trabalha a memória da criança, além de permitir que a gente reflita e confraternize”, disse.
A babá Isabelle Muniz levou a filha e uma sobrinha para fazerem seus pedidos diretamente ao Papai Noel. “Eu gostei muito. É uma programação muito bonita e diferente. Elas duas adoraram e já querem voltar no próximo fim de semana”, contou.
Quem também ficou encantada e quer voltar mais vezes é Maria Victória Reis de Jesus, 8 anos. “É muito legal ver a Casa do Papai Noel e poder conversar com ele. Eu nunca tinha visto e gostei muito”, comentou.
Emprego e renda
Mas o Natal do Maranhão não é apenas um momento de contemplação e reflexão. Para muitas pessoas é uma oportunidade de fazer uma renda extra e terminar o ano com as finanças mais tranquilas. Por isso, o Governo do Estado montou um espaço para que os beneficiários do programa Mais Renda possam trabalhar durante todos os dias de programação.
E a expectativa dos vendedores é de faturar bastante com a venda de lanches e bebidas. “Esse momento é muito especial porque mais uma vez a gente está fazendo parte da programação, vendendo nossos lanches para levar dinheiro para casa e sustentar nossa família. O Mais Renda é um impulso muito grande para todos os beneficiários. Na minha família, ele faz toda a diferença e espero que o faturamento no Natal seja bom para a gente ter uma ceia bem farta”, afirmou Gracenilde Campos.
Além de garantia de faturamento para os beneficiários do programa Mais Renda, a programação de Natal também fortalece a economia do estado, pois incentiva o turismo.
Fonte: Governo do Maranhão