A Câmara de São Luís promoveu, nesta terça-feira (5), a 1ª Feira de Economia Solidária, por iniciativa do Coletivo Nós (PT). O evento reuniu diversos artesãos, produtores e agricultores na área externa do Palácio Pedro Neiva de Santana, trazendo o tema “Economia Solidária como uma estratégia de desenvolvimento sustentável”.
A co-vereadora Eunice Che destacou que a iniciativa é inédita a nível municipal, e reforça o caráter coletivo da produção econômica.
“Ninguém produz individualmente. Tudo é uma produção coletiva. Estamos aqui para fomentar a economia solidária, com a distribuição equitativa das riquezas produzidas coletivamente, respeitando os ecossistemas, preservando o meio ambiente e valorizando o ser humano”, enfatizou.
No próximo dia 22 de dezembro, o próximo espaço a receber a Feira de Economia Solidária será o Anjo da Guarda, na Praça do Canhão.
“Também iremos realizar a Feira da Economia Solidária todo mês, em data ainda a ser definida, no pátio da Câmara de São Luís”, afirmou Eunice Che.
Economia Solidária
Visando fortalecer a economia solidária em São Luís, a Câmara de São Luís promulgou, em maio deste ano, a Lei 7.402/2023, de autoria do Coletivo Nós, que instituiu a Política Municipal da Economia Solidária (PMES) e o Sistema Municipal de Economia Solidária.
A Lei beneficia os empreendimentos econômicos solidários formais e informais que sejam organizações autogestionárias, cujos membros exerçam coletivamente a gestão das atividades econômicas.
Secom