O vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) alertou em plenário, durante a sessão desta terça-feira (22), a população e as autoridades para os riscos do cerol, uma mistura de cola e vidro moído colocada na linha das pipas. Na oportunidade, o parlamentar que é médico, afirmou que tem acompanhado casos de lesões cervicais, inclusive, com óbitos de várias pessoas pelo uso indiscriminado do cerol e das linhas cortantes.
“Minha fala é de alerta sobre um problema de saúde que preocupa todos nós. Estou me referindo ao problema do uso do cerol e de todas as linhas cortantes. Isso é um problema sério, pois temos acompanhado esse uso indiscriminado do cerol e das linhas cortantes que são adquiridas de forma irregular e de forma ilícita”, destacou.
“Essa situação tem provocado lesões sérias, sobretudo, lesões cervicais, inclusive, com óbitos de várias pessoas. Eu quero aproveitar, para fazer um agradecimento a todos os motociclistas de São Luís e do Maranhão que são aqueles que mais correm riscos da linha com cerol”, completou.
Ação contra uso de produtos
Na tribuna, Dr. Gutemberg destacou uma ação de conscientização sobre os riscos do uso de linhas de cerol e chilena, que foi realizada no final de semana visando chamar a atenção da sociedade ludovicense.
O vereador lembrou que mais de 600 motociclistas saíram pelas avenidas da capital para alertar a “brincadeira” proibida que pode matar quem anda de moto.
“Foi uma ação positiva que encerrou no Adventure Bar [na Avenida Litorânea], onde o proprietário do estabelecimento [empresário Sandro Schons], acabou perdendo a vida após sofrer uma queda de parapente, depois que o equipamento usado por ele ter sido danificado por uma linha de pipa na praia do Calhau”, concluiu.
Em seu discurso, o próprio Dr. Gutemberg lembrou algumas leis aprovadas pela Casa e citou, por exemplo, uma proposta apresentada pelo vereador Raimundo Penha visando inibir o uso de produtos cortantes em linhas de pipas.
(Secom)