Está radicado a cerca de 20 anos no Maranhão. Casado e pai de uma filha maranhense, o médico e professor da UFMA, iniciou sua trajetória política há mais de 10 anos em São Luís, quando em 2011 protagonizou seu primeiro ato de protesto, em uma mobilização de rua na Praça Deodoro através de uma caminhada até o Socorrão 1. Neste ato Garcês protestava contra as precárias condições de Saúde Pública do município de São Luís. Em seguida, o Dr. Allan promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater e defender melhorias para saúde dos hospitais da capital.
Em 2012 foi convidado a se filiar no PSDB 45, onde pela primeira vez saiu candidato a vereador de São Luís, ficando na suplência ao obter mais de 1300 votos.
Em 2016 novamente tentou se eleger a vereador da capital, tornando-se o mais votado do seu partido PMB 35, com mais de 1.500 votos alcançados, porém, como a legenda não fez coligação, não alcançou o consciente eleitoral.
Em 2017, Garcês, idealiza e funda o primeiro grupo de direita do estado, a UDM-União da Direita Maranhense, que passou a apoiar candidaturas de conservadores nas eleições de 2018.
Em 2017, filiou-se no partido PSL, afim de concorrer pela primeira vez ao cargo de Deputado Federal em 2018. Foi o segundo mais votado do partido, obtendo mais de 20 mil votos computados.
Após a eleição de 2018, Dr. Allan foi convidado a assumir uma Diretoria Executiva no Ministério da Saúde em Brasília, ficando neste cargo até março de 2022, quando se descompatibilizou para concorrer novamente a Deputado Federal, desta vez pela legenda do PP 11.
Nas eleições de 2022 Dr. Garcês ficou na primeira suplência de dois Deputados Federais eleitos, o Dep. André Fufuca e a Dep. Amanda Gentil.
Desta forma, com a ida agora do Deputado André Fufuca para o Ministério do Desenvolvimento, o suplente Dr. Allan Garcês se tornou o primeiro e legítimo Direitista Conservador representante dos movimentos de rua da direita política do nosso estado.
Desejamos sorte e sucesso ao novo Deputado Federal e que o Brasil e o Maranhão sejam beneficiados com seu trabalho na Câmara Federal!