O litoral da Grande São Luís, rico em beleza e biodiversidade, é um dos atrativos turísticos mais visitados da região. Porém, nem todos os trechos são seguros para um mergulho. Conforme o último relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), de 22 pontos monitorados, 10 trechos de praias foram classificados como próprios para banho, enquanto 12 foram considerados impróprios.
Entenda o monitoramento
Realizado entre os dias 3 e 31 de junho, o monitoramento é parte do acompanhamento semanal promovido pela Sema para avaliar a balneabilidade das praias da Grande Ilha. Os laudos são baseados na coleta e análise de amostras de água em diferentes pontos das praias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Locais próprios para banho
Se você planeja visitar a região, confira os trechos liberados:
- São Luís:
- Praia da Ponta d’Areia (próximo à rampa de acesso e ao Praia Mar hotel).
- Praia da Ponta do Farol (em diferentes pontos, incluindo em frente ao Farol e Forte de São Marcos e em frente ao Posto Guarda Vidas).
- Praia de São Marcos (em frente à Praça do Pescador).
- Praia do Calhau (próximo à Rua Altamira).
- São José de Ribamar:
- Praia do Meio (perto do Bar e Restaurante Capiau 2).
- Paço do Lumiar:
- Praia do Araçagy (em frente ao Bar e Restaurante Rainha).
- Praia Olho de Porco (frente ao Las Vegas Bar e Restaurante).
- Raposa:
- Praia do Mangue Seco (em frente à Biblioteca do Caranguejo, próximo às Barracas da Val e do Sr. Pedro).
Avaliação das águas
As águas destinadas à recreação, sejam elas doces, salobras ou salinas, passam por uma avaliação que determina se estão próprias ou impróprias para contato primário.
Um dos fatores que afetam a qualidade da água é a ocorrência de chuvas. Quando chove, a lavagem das vias públicas carreia matéria orgânica para os rios e, por consequência, para o mar.
Recomendações
A Sema orienta que se evite o contato com as águas até 24 horas após chuvas intensas. A Secretaria mantém o compromisso de continuar o monitoramento semanal, garantindo a segurança e bem-estar dos frequentadores desses locais.
Seja ao sol ou sob a sombra de um coqueiro, o importante é desfrutar das belezas naturais com segurança e consciência ambiental!
Veja abaixo a lista divulgada pela Sema:
Por Marcony Edson