Morreu na tarde dessa sexta-feira (14), vítima de uma parada cardiorrespiratória, em São Luís, o Mestre Abel Teixeira, artista escultor de careta de madeira e de pano. Ele morreu aos 83 anos depois de ficar internado por quase dois meses.
Ele é o criador das caretas de pano que tornaram-se as mais conhecidas nos grupos de Bumba Meu Boi do Maranhão, presentes principalmente no Boi da Floresta.
Abel Teixeira, nasceu na cidade de Viana, situada na Baixada Maranhense e foi no município que aprendeu a habilidade de fazer as famosas “caretas de Cazumbá”, personagem folclórico do Bumba Meu Boi no sotaque da Baixada. Logo após, ele migrou para São Luís para o Boi da Floresta onde consolidou sua arte e sua dança.
Cazumba desde sempre, foi ao encontro dos Mestres Apolônio, Cândido e Mundoca, seus contemporâneos na brincada no Boi da Floresta.
O enterro de Mestre Abel está marcado para às 16h deste sábado (15), no Cemitério da Maiobinha, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana da capital.
Homenagem
Por meio de nota a Secretaria de Estado da Cultura prestou condolências aos familiares e amigos de Mestre Abel, e pontuou que ele foi uma inspiração que ajudou a formar uma nova geração de coreiros no Maranhão (leia abaixo a íntegra da nota).
Fonte: G1 MA