É com grande pesar que escrevemos esta matéria em homenagem à nossa amiga lutadora, Walesca Dalbério. Sua trajetória inspiradora tocou inúmeras vidas e deixou um legado de luta e amor ao próximo.
Nascida em Pernambuco, Walesca iniciou sua militância no Movimento Estudantil como estudante secundarista, e logo após militou na UFMA juntamente com o Diretório Central de Estudantes (DCE/UFMA), se destacando como defensora dos direitos estudantis. Participou ativamente da União Estadual de Estudantes do Maranhão (UEE-MA) e dos congressos da União Nacional de Estudantes (UNE), sempre empenhada na luta pelos direitos da classe estudantil, lutou por igualdade social e pela educação de qualidade, igualitária e inclusiva, contra as discriminação social e racial no Brasil.
Após formar-se, Walesca tornou-se uma professora exemplar, sempre buscando o melhor para seus alunos. Seu carinho e dedicação eram evidentes, e ela rapidamente se tornou uma figura querida e respeitada na comunidade educacional.
Mas sua luta não parou por aí. Walesca engajou-se na defesa dos direitos dos professores e dos menos favorecidos, tornando-se uma voz ativa e incansável por justiça e igualdade.
Em um momento de adversidade pessoal, quando descobriu estar enfrentando o câncer, Walesca demonstrou sua força de caráter e empatia ao optar por ajudar outras pessoas que passavam pela mesma situação. Através da Casa de Apoio à Pessoas com Câncer ACALANTO, ela ofereceu apoio e conforto a inúmeros pacientes, mostrando sua capacidade de amar e se doar mesmo diante das adversidades.
Walesca foi, acima de tudo, uma mãe, esposa e amiga dedicada e exemplar. Sua presença e seu legado deixarão uma lacuna irreparável na sociedade maranhense, que perdeu uma verdadeira guerreira e defensora dos ideais de igualdade e justiça.
Em memória de Walesca Dalbério, nos recordaremos do que foi a sua vida e seu legado, da sua força, fé e coragem. Que seu exemplo inspire todos nós a lutar por um mundo mais justo e fraterno. Descanse em paz, Walesca. Sua luta e seu amor continuarão a ecoar pelos corações daqueles que tiveram a honra de conhecê-la e de fazer parte da sua vida.
Informações:
O velório será 09 de abril (amanhã), das 09 às 16 horas na PAMF em Balsas-MA. Após o velório, o corpo segue para Araguaína-TO, onde será cremado na segunda à tarde.