A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney(MDB), tomou posse nesta quarta-feira, 1º de fevereiro em Brasília para mais um mandato como deputada federal.
A filha do ex-presidente José Sarney é a única mulher no Brasil com a maior quantidade de mandatos no executivo. Roseana exerceu; quatro mandatos de governadora, um como senadora e agora empossada para o segundo mandato como deputada federal.
O Brasil possui atualmente 110 milhões de mulheres. Somente Roseana, possui tamanho curriculum político.
Roseana foi também a primeira mulher no Brasil eleita governadora de um estado através do voto popular. Isso ocorreu nas eleições de 1994. Em 1998 ela foi reeleita.
Em 2002 Roseana renunciou para concorrer pelo PFL à presidência da República. Se não fosse um golpe dado contra ela pelo então presidente FHC, Roseana teria entrado na disputa e vencido o então candidato Lula.
Roseana foi candidata ao senado federal em 2002, eleita com mais de 1,5 milhão de votos.
Em 2003 ela foi convidada pelo presidente Lula para ser a líder do governo no Congresso Nacional. Ela foi figura central para articular uma base consolidada ao presidente nas duas casas; Câmara e Senado.
Em 2006 Roseana voltou a disputar o governo do Maranhão. Ela enfrentou Jackson Lago, apoiado pelo então governador Zé Reinaldo que abriu os cofres do governo para derrotar Roseana.
Jackson foi processado na Justiça Eleitoral e perdeu o mandato em 18 de abril de 2009. Roseana foi acionada pelo TSE a assumir o comando do Maranhão.
Em 2010 Roseana foi candidata a reeleição e derrotou em primeiro turno os dois principais candidatos da oposição; Flávio Dino e Jackson Lago.
Ela deixou o comando do estado em dezembro de 2014.
Em 2018 ela voltou a disputar contra o então governador Flávio Dino. Ela perdeu ainda em primeiro turno.
Em 2022, início do ano, Roseana foi assediada politicamente a ser candidata a governadora. Em todas as pesquisas, Roseana pontuava em primeiro lugar com quase 40%. Se ela tivesse entrado na disputa, ela teria levado a eleição para o segundo turno e enfrentaria o governador Brandão.
Roseana rejeitou os convites, lançou-se como candidata a deputada federal e declarou apoio publicamente ao governador Brandão, amigo de longa data.
Roseana era cotada a ser a deputada federal bem mais votada nas eleições de 2022. Esse pensamento era unânime na classe política do Maranhão.
Ocorre, que Roseana foi cercada pela turma, que estava amparada pelo famoso e escandaloso “Orçamento Secreto”, impossível de conseguir peitar em tantos candidatos municiados com milhões de reais do orçamento.
Sem contar com o apoio de até mesmo um único prefeito, vice-prefeito ou até mesmo um simples vereador, Roseana recebeu quase 100 mil votos, eleita deputada federal. Ela visitou menos de dez cidades durante a campanha eleitoral.
Um Desembargador do TJ/MA aposentado disse o seguinte durante uma conversa em roda de amigos “Roseana foi quem mais recebeu votos proporcionalmente nestas eleições. Sozinha, ela enfrentou gigantes com muito dinheiro no bolso”, disse o Desembargador aposentado.
Com sua vasta experiência, Roseana será uma das deputadas mais respeitadas e consultadas por todos dentro da Câmara dos Deputados. Junto ao presidente Lula, Roseana possui trânsito livre.
Fonte: Minuto Barra