Com a volta do aumento da transmissão da Covid-19 no Brasil, o prefeito Eduardo Braide, que transformou São Luís em ‘Capital Nacional da Vacina’, anunciou nesta terça-feira (15), uma grande medida para combater o avanço da pandemia.
Braide anunciou que a partir de quarta-feira (16), a Prefeitura de São Luís estará aplicando a 5ª dose da vacina contra a doença para todos os adultos, ou seja, pessoas a partir de 18 anos. A única ressalva é que o intervalo entre a 4ª e a 5ª dose precisa ser de seis meses.
“A luta contra a Covid não acabou! A partir desta quarta (16), está LIBERADA a 5ª DOSE pra quem tem 18 anos ou mais e tomou a última dose de reforço há pelo menos 6 meses. Não vamos baixar a guarda! As demais doses de reforço seguem em nossos pontos de vacinação. Vacine!”, anunciou.
Na última quinta-feira (10), a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz alertou para uma alta de casos. A taxa de transmissão registrada neste mês é a mais alta desde julho de 2022. A Fiocruz afirma que os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os que registraram mais casos da doença.
Nova variante
A chegada da subvariante da ômicron, a BQ.1, também foi fator determinante para ampliar a distribuição da nova dose de reforço. Até quarta-feira (9), o Ministério da Saúde havia registrado cinco casos positivos no Brasil.
O surgimento de uma nova subvariante reacendeu sinal de alerta em todo o mundo após um período de queda acentuada e estabilidade do número de novos diagnósticos de Covid-19.
Especialistas acreditam que o Brasil se encaminha para uma nova onda de casos nas próximas duas a três semanas, com aumento mais acentuado em dezembro.
Porém, algumas medidas individuais podem contribuir com a prevenção da doença, evitando os casos e achatando a curva epidemiológica, como, por exemplo, uso de máscara em ambientes fechados e obviamente reforçando o ciclo vacinal.