Passada mais de uma semana desde o fim da votação do segundo turno das eleições gerais de 2022, apoiadores do presidente e candidato derrotado, Jair Bolsonaro – PL continuam a fazer protestos contra o resultado das urnas em alguns estados, e em São Luís, capital do Maranhão não é diferente.
Os bolsonaristas estão acampados desde a semana passada em frente ao 24° Batalhão de Infantaria de Selva – BIS, sede do Exército no Maranhão, reivindicando pautas bolsonaristas. Aos gritos, eles pedem intervenção militar das Forças Armadas para impedir a posse de Luís Inácio Lula da Silva – PT, eleito no último dia 30 de outubro, ao cargo de presidente da República.
Moradores e comerciantes da região reclamam de barulho, de carros estacionados impedindo a passagem de veículos e a entrada em garagens, além de barulho. Os atos dos bolsonaristas contestam o resultado das Eleições 2022.
Os manifestantes estão no local desde a última quarta (2) com uma tenda que estava montada no meio da rua e que agora está na calçada. Durante o ato, os apoiadores de Bolsonaro exibiam cartazes e entoavam gritos de “intervenção federal já!” – a Constituição de 1988 proíbe intervenção militar sob pretexto de “restauração da ordem”.
Porém, como se pode ver pela imagem na noite de ontem (11), o movimento atualmente está perdendo força, e é totalmente diferente de Imperatriz, segunda maior cidade do estado com mais bolsonaristas, e no “aglomeramento” rola até churrasco, enquanto em São Luís eles servem sopão, parecendo até uma fila de pessoas em situação de rua.
Na quinta-feira (10) havia mais manifestantes por volta das 21:30h, todos em posição que parecia até coreografada, ainda me deixa perplexo não conseguir compreender se aquelas pessoas estão sendo pagas para isso ou se deliberadamente estão ali.
Notamos que alguns oram durante o ato, fico conjecturando se elas estavam pedindo um sinal divino, porque se estiverem, talvez Deus responda como fez no acampamento em Brasília – DF que foi atingido por uma forte tempestade que derrubou diversas barracas. Porque não tem outra explicação, pois oraram tanto para Deus livrar o Brasil do mau, que Bolsonaro perdeu a eleição, e agora o próprio Deus está lavando com chuva todo esse engodo.
Uma mulher que não conseguimos identificar, em um momento pegou o microfone e rompeu depois de horas as canções do exército e o hino nacional que se repetia em um loop infinito.
Em sua fala, ela espiritualiza o movimento conclamando a todos os presentes que estejam vigilantes, lembrando que o inimigo continua rondando e pode atacar a qualquer momento…
Ela também informou aos manifestantes que hoje (12) uma caravana partiria de São Luís rumo a Brasília, no intuito de participarem de uma manifestação que está sendo organizada para acontecer no dia 15, feriado da Proclamação da República.
O cômico disso tudo é que bolsominions são tudo, menos republicanos.
Veja o vídeos dos manifestantes em Brasília na hora do temporal: