O Banco da Inglaterra elevou as taxas de juros em 0,75 ponto percentual nesta quinta-feira (3), o maior aumento em 33 anos, enquanto tenta conter a inflação crescente, mesmo quando a economia do Reino Unido desliza para a recessão.
O banco central fez seu oitavo aumento da taxa de juros em menos de um ano, levando sua taxa de referência para 3%, a maior desde novembro de 2008.
O aumento coincide com os movimentos feitos pelo Federal Reserve dos EUA na quarta-feira e pelo Banco Central Europeu na semana passada.
Desde a última reunião do Banco da Inglaterra, os mercados financeiros do Reino Unido passaram por um período de turbulência sem precedentes e as perspectivas para a economia se deterioraram.
O “mini” orçamento da ex-primeira-ministra Liz Truss no final de setembro – com sua promessa de 45 bilhões de libras (US$ 51,6 bilhões) de cortes de impostos não financiados – derrubou a libra, derrubou os preços dos títulos, provocou caos nos mercados hipotecários e provocou uma intervenção de emergência por parte do governo para salvar fundos de pensão da insolvência.
Embora os planos de corte de impostos da Truss tenham sido amplamente abandonados, restaurando a calma nos mercados e diminuindo as expectativas de inflação no médio prazo, o aumento dos custos de alimentos e energia está mantendo os preços altos. A taxa anual de inflação subiu para 10,1% em setembro, de 9,9% em agosto, retornando à alta de 40 anos atingida em julho.
Comentários do anúncio
Os formuladores de políticas do banco central estão agora aguardando o anúncio do orçamento do governo em 17 de novembro para obter mais detalhes sobre planos de gastos e políticas fiscais, o que pode influenciar o que acontecerá com a inflação no próximo ano.
Apesar da recente turbulência no mercado de títulos, o Banco da Inglaterra avançou esta semana com planos de reduzir seu balanço patrimonial, vendendo £ 750 milhões (US$ 859 milhões) em dívida pública de curto prazo na terça-feira.
Em um sinal de confiança renovada no Reino Unido, os investidores colocaram cerca de 2,45 bilhões de libras (2,8 bilhões de dólares) em ofertas pelos títulos, informou a Reuters.
Fonte: CNN