Faltando 4 dias para as eleições de 2022 que poderá escolher o novo governador do Maranhão, o jornal O Imparcial divulgou uma pesquisa de intenção de votos nessa madrugada, pouco tempo depois do debate entre os candidatos na TV Mirante, confirmando que haverá segundo turno entre o senador Weverton Rocha – PDT e o neogoverndor tampão Carlos Brandão – PSB.
Com 39% das intenções de votos, o tucanosocialista Carlos Brandão em primeiro lugar, em segundo lugar na disputa, o pedetista Weverton Rocha tem 28%, enquanto Lahesio Bonfim está em terceiro lugar com 19%.
Já o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior – PSD perdeu bastantes pontos nessa pesquisa e fechou com 4%. Simplício Araújo – SDD e Joás Moraes – DC com 1%, cada um. Os demais candidatos não pontuaram.
Ainda que sejam considerados apenas os votos válidos, se consolida o segundo turno entre Carlos Brandão e Weverton Rocha.
Brandão tem 42% dos votos; Weverton 31%; e Lahesio 21%%. Os demais candidatos mantiveram os números dos votos totais.
A pesquisa também revelou algo importante que o candidato palaciano precisa ficar atento. O porcentual de rejeição de Brandão cresceu na última pesquisa, sendo o candidato em que os eleitores do estado não votariam de jeito nenhum.
Brandão chega aos 22% de rejeição, logo após vem Edivaldo Holanda Jr. e Weverton Rocha, que estão com 17% cada. Frankle Costa aparece com 14% de rejeição, seguido por Lahesio Bonfim com 13% Simplício Araújo com 10%, Hertz Dias com 8%, Enilton com 7% e Joás com 6%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 23/09 e 27/09/2022, ouvindo 1450 entrevistados, com margem de erro de 3,2 pontos e confiabilidade: 95% , e está registrada no TSE sob no MA-08199/2022.