A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta quarta-feira (21) uma imagem dos anéis de Netuno capturada pelo Telescópio James Webb — a foto mais nítida do planeta em mais de 30 anos.
Em um comunicado, a ESA disse que alguns dos anéis nunca foram vistos, “muito menos com essa clareza, desde o sobrevoo da Voyager 2 em 1989”.
A imagem mostra, além de vários anéis estreitos e brilhantes, as faixas de poeira mais fracas de Netuno.
“A qualidade de imagem extremamente estável e precisa do Webb também permite que esses anéis muito fracos sejam detectados tão perto de Netuno”, disse a agência.
Netuno foi descoberto em 1846, e desde então, tem fascinado e deixado pesquisadores perplexos com as descobertas.
O planeta está localizado 30 vezes mais distante do Sol do que a Terra e orbita em uma das áreas mais escuras do Sistema Solar.
A essa distância extrema, o Sol é tão pequeno e fraco que o meio-dia em Netuno é semelhante a um crepúsculo na Terra.
“Já se passaram três décadas desde a última vez que vimos esses anéis fracos e empoeirados, e esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho”, disse Heidi Hammel, especialista em sistema Neptune e cientista interdisciplinar do James Webb no comunicado.
A qualidade de imagem extremamente estável e precisa do Webb permite que esses anéis muito fracos sejam detectados tão perto de Netuno.
Características de Netuno
Netuno é um planeta é classificado como um gigante de gelo devido à composição química de seu interior.
Em comparação com outros do mesmo tipo, como Júpiter e Saturno, Netuno é muito mais rico em elementos mais pesados que o hidrogênio e o hélio.
As imagens do Telescópio Espacial Hubble da Nasa/ESA mostram essas características com a aparência azul da assinatura de Netuno nas em comprimentos de onda visíveis, causadas por pequenas quantidades de metano gasoso.
Netuno possui um campo magnético muito forte e também tem um sistema de anéis consistindo pelo menos cinco anéis, sendo uns mais finos que outros.
O telescópio Webb também capturou sete das 14 luas conhecidas do planeta.
Destacando-se na imagem do Webb, aparece ponto de luz muito brilhante ostentando os picos de difração característicos vistos em muitas das imagens do telescópio, mas isso não é uma estrela. Em vez disso, esta é a grande e incomum lua de Netuno, Tritão.
Fonte: CNN