Na última segunda-feira (15) o neogovernador tampão, o tucanosocialista Carlos Brandão – PSB fez declarações racistas durante uma sabatina no Portal Imirante, o que causou grande repercussão, inclusive de nível nacional.
O vereador Fábio Câmara – PDT, que nesse ano concorre a uma vaga de deputado federal, se manifestou em suas redes sociais para condenar tais falas preconceituosas do chefe do executivo estadual.
Fábio Câmara ao longo de sua carreira política, sempre defendeu os negros, mulheres, LGBTQIA+ e outras minorias, e não poderia deixar passar em branco todo o autoritarismo e menosprezo de Brandão, que é mais conhecido como “Coroné” em sua cidade natal, Colinas. A tentativa de desmerecer as comunidades tradicionais, oriundas de um povo que foi escravizado e vive há séculos no nosso estado é inadmissível.
Para o vereador pedetista, os quilombolas, pretos, não precisam da aceitação de alguém, muito menos de um governador racista, para conviver em sociedade.
“Tenha respeito pelas comunidades que vivem no Maranhão“, declarou Câmara, mostrando que um chefe de Estado não pode promover ainda mais a segregação racial e social de povos que deram o sangue pelo país, e em especial, os afrodescendentes, que sempre foram colocados à margem de uma sociedade escravocrata.
“A gente tem que conviver com eles” quem, governador Carlos Brandão? Nós, pretos, quilombolas, precisamos da aceitação de alguém para conviver na sociedade? Tenha respeito pelas comunidades que vivem no Maranhão, governador. Preto é ser humano, é gente e agora temos voz!