O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) usou suas redes sociais para parabenizar o decreto do governador Flávio Dino (PCdoB) que visa frear o avanço do Programa Escola Sem Partido no Maranhão. O deputado afirmou que apresentou projeto semelhante em 2016, o PL6005.
Batizado de Decreto do Sigilo, a ação do governo tem como ponto fundamental a proibição de gravações feitas por alunos e/ou professores de outros alunos e/ou professores durante atividades escolares.
Disse Jean Wyllys em suas redes sociais:
O decreto do governador do Maranhão, Flávio Dino, editado ontem (…) é correto e caminha para muito perto do PL 6005/2016 que apresentamos na Câmara.
No mesmo texto em que se coloca ao lado de Flávio Dino contra o Escola Sem Partido, Wyllys arma que o projeto é fruto de “fundamentalistas religiosos” contra direitos de minorias.
“(O Escola Sem partido) é um instrumento de pressão das bancadas fundamentalistas religiosas para calar debates socialmente relevantes nas escolas, como os direitos das mulheres, de negros e LGBT’s”, armou Wyllys.
Como a proposta do psolista foi apresentada dois antes do decreto do governador, e ambos possuem mesmo direcionamento político, é provável que o decreto maranhense tenha tido inspiração no PL 6005/2016.
Veja a publicação de Jean Wyllys em apoio a Flávio Dino:
Por Linhares Jr.