A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inaugurou, nessa sexta-feira, 20, o novo prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), situado na Cidade Universitária Dom Delgado, no Câmpus de São Luís. A solenidade de inauguração foi comandada pelo ministro de Estado da Educação, Victor Godoy Veiga, e pelo reitor Natalino Salgado, com as presenças de gestores do MEC e da administração superior da Universidade, autoridades, estudantes e convidados.
Além do ministro da Educação e do reitor da UFMA, a composição do dispositivo de honra foi formada pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte; pelo diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFMA, Auro Tanaka; pelo coordenador do prédio das Engenharias da UFMA, Marcos Aurélio Santos; pelo coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Igo Tôrres Lima, e pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFMA, Marcony Edson Silva de Matos.
Victor Godoy abriu o seu pronunciamento afirmando que a UFMA tem um reitor, que, além de médico, é um excelente administrador. Ele lembrou que a UFMA foi a primeira universidade federal a aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Segundo o ministro, uma decisão visionária do reitor Natalino Salgado. Em seguida, destacou resultados de trabalho e falou sobre a importância do prédio do BICT para as engenharias no Maranhão.
“Hoje é um dia de festa. É um dia de comemoração. Nós estamos aqui, na entrega desse prédio, e, para mim que conheço bastante o trabalho do reitor Natalino Salgado e de toda a sua equipe, esse prédio tem o tamanho e a qualidade que a UFMA merece. É muito gratificante estar aqui, representando o Ministério da Educação para apoiar a UFMA na implementação dos cursos, contem com o MEC”, afirmou o ministro Victor Godoy.
“Antecipo aqui, inclusive, o apoio que a gente aprovou, no Ministério da Educação, de R$ 3,5 milhões, para a UFMA concluir os prédios da Enfermagem, no câmpus de São Luís, e do curso de Medicina, no câmpus de Imperatriz, ambos previstos para serem inaugurados em novembro deste ano”. Victor Godoy anunciou ainda que o MEC vai apoiar na extensão do programa dos chips, beneficiando os alunos mais vulneráveis.
“Dei o meu compromisso ao reitor para ajudar em tudo o que for possível para implantar os cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Transporte Multimodal, com foco no portuário, e, posteriormente, o curso de Engenharia Robótica. Nós valorizamos o ensino superior e desejamos que esse novo equipamento traga muito desenvolvimento para a região, melhores condições aos alunos, docentes, técnicos administrativos, para que, no futuro, a gente veja muitos engenheiros formados, ajudando no desenvolvimento do nosso país”, finalizou Victor Godoy.
O reitor Natalino Salgado iniciou o seu discurso enaltecendo o trabalho de todos que somaram esforços para a construção do prédio. “Nós estamos hoje inaugurando uma edificação desse tamanho e com essa complexidade de infraestrutura e potencial para permitir todo o desenvolvimento de pesquisa, de ensino e qualidade, sobretudo numa área estratégica, que é a engenharia. Um trabalho que se deve a muitos trabalhadores. Trabalhadores que precisam receber a nossa gratidão e a nossa homenagem”, disse o reitor Natalino Salgado.
“A Educação é que move o desenvolvimento de qualquer país. Qualquer país que deseja crescer investindo em inovação e educação, por seus princípios democráticos, terá sempre a educação como motor para igualdade social. Renovo sempre aqui o apoio que temos recebido do MEC”, complementou o reitor. Segundo ele, o Ministério da Educação também deu um grande apoio para a conclusão do Câmpus de Balsas, que vai ser inaugurado nos próximos meses.
O reitor anunciou ainda que a UFMA está com um grupo de alto nível construindo projetos estratégicos para ampliar as engenharias na instituição. Uma delas é na área de transporte multimodal, com foco na área portuária. São áreas estratégicas para o nosso estado e país”, concluiu o reitor. Veja aqui as outras fotos:
Fonte: Portal UFMA