O Blog Ilha Rebelde recebeu uma denúncia comprovando que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, mesmo após decisão judicial em maio de 2021 ainda não se adequou aos parâmetros do licenciamento ambiental para o lançamento de efluentes líquidos e sólidos das Estações de Tratamento de Esgoto – ETE’s nos rios e praias de São Luís.
O (des)governador comunista/socialista Flávio Dino em seus dois mandatos vem sucateando a CAEMA de forma sistemática, e a “gota d’água” foi a nomeação de André dos Santos Paula, que é paulista, logo não conhece a conjuntura do nosso estado e tem usado o seu cargo para mandar e desmandar na companhia, sem falar que tem feito um grande desmonte na CAEMA.
No vídeo que nos foi enviado é possível ver nitidamente a quantidade absurda de espuma que é criada com a liberação da água no manguezal que fica atrás da estação localizada no bairro do Jaracaty, e o odor de amônia e podridão é insuportável.
Das 3 (três) estações elevatórias de esgoto – ETE’s, nenhuma tem funcionado, ocasionando a poluição de praias, manguezais e rios na ilha de São Luís com esgoto não tratado.
É de conhecimento das autoridades de fiscalização e do MPF que os esgotos são simplesmente liberados sem tratamento, como acontece no rio Pimenta e na praia do Olho D’água, e há problemas também em outras estações de tratamento, especialmente, com os sistemas de ozonização.
Flávio Dino que tem se omitido de seu dever de providenciar as medidas necessárias à correção do problema, que causa degradação ambiental ainda quer se candidatar ao senado federal.