A entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira é realizada anualmente e completa 25 anos.
Personalidades de atuação em diferentes segmentos foram homenageadas, em noite solene de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira. A comenda é a maior honraria da Câmara Municipal de São Luís, e este ano, agraciou 100 pessoas de destaque e que contribuíram com o desenvolvimento de São Luís e com a qualidade de vida dos ludovicenses. O evento foi na quarta (22), no Villa Reale Buffet, Avenida Holandeses, Calhau. A cerimônia é realizada anualmente e completa 25 anos.
O presidente da casa, Osmar Filho, prestigiou o evento e ressaltou o significado da honraria. “Uma das atribuições da Câmara Municipal é reconhecer quem tem se destacado e contribuído, de alguma forma e em diversas áreas, na cidade. Serve de estímulo para outras pessoas empenhadas na excelência em suas áreas de atuação. A cada ano e edição, buscamos homenagear essas personalidades. As escolhas são aprovadas em plenário, compartilhadas com todos os vereadores e nos sentimos felizes com mais essa edição e por prestar esses justos reconhecimentos”, pontuou.
Osmar Filho contemplou a área da comunicação, indicando dois jornalistas para serem homenageados com a comenda legislativa. Outras personalidades em áreas como esporte, cultura, docência, saúde, empresarial, assistência social e também na política, ganharam o reconhecimento. Os condecorados mostraram a honra em receber a homenagem.
A desembargadora Nelma Sarney representou o ex-presidente José Sarney, que não pode comparecer à solenidade. A magistrada destacou a grandeza da comenda legislativa municipal. “Uma importante honraria que a Câmara concede aos seus cidadãos, aos que exercem seu trabalho com amor. O presidente Sarney já recebeu a medalha em outro momento, e agora, a vereadora Karla Sarney renovou a homenagem a este grande homem, que é o orgulho do povo do Maranhão, e, especialmente da nossa cidade, na qual ele reside e ama”, frisou.
Homenageada na área médica, a oncologista Janise Moreno, tem 15 anos de atuação na saúde e desenvolve ainda vários trabalhos sociais. Ela foi destacada em indicação do vereador Marcos Castro. “Essa medalha é importante, é um reconhecimento por esse trabalho que realizo tanto no Hospital Aldenora Belo, quanto em minha clínica, além do trabalho voluntário que desempenho. Fiquei muito agradecida por ter sido lembrada, pois, entre os vários trabalhos, são muitos envolvidos e me honra ter sido destacada”, enfatizou.
Atriz, produtora cultural e com trabalhos destacados até fora do país, Áurea Maranhão falou da emoção em ser lembrada. A maranhense é destaque na série Cidade Invisível (Netflix), na novela A Dona do Pedaço e no filme Prova de Coragem (Globoplay), na produção Anna (Now) e várias películas no Youtube. “Tive uma crise de choro compulsiva. De onde eu venho, isso nunca, nem em meu melhor sonho, estava em meus planos. Nunca imaginei ser reconhecida em minha cidade. São muitos anos batalhando e nessa pandemia, vivemos momentos muito dramáticos na cultura. Um prêmio como esse dá fôlego e esperança. Ter o reconhecimento dentro da sua cidade é, sem dúvida nenhuma, o maior prêmio que eu poderia ganhar na vida”, enfatizou. A indicação partiu da vereadora Silvana Noely.
O jornalista Leandro Miranda, indicado pelo presidente Osmar Filho, ressaltou o fazer comunicação. “É uma honra e um reconhecimento, que estendo a todos os colegas da área. Temos tido um grande desafio em comunicar com isenção, verdade e respeito, diante do que vem ocorrendo no país, onde há um negacionismo da medicina, uma descrença na política e uma crise econômica que afeta todas as classes. Agradeço ao presidente Osmar Filho pela lembrança do meu nome e divido essa condecoração com todos os comunicadores maranhenses, pois somos todos merecedores”, pontuou.
Premiada atleta olímpica de basquete, membro do Comitê Olímpico Brasileiro, da Comissão de Atletas e diretora do instituto que leva seu nome, Iziane Castro também foi prestigiada com a alta comenda da Câmara. “A importância é justamente o reconhecimento, saber que, o que fizemos durante o ano, foi anotado e foi importante para a sociedade ludovicense e para as pessoas, que são a nossa causa, o estímulo ao nosso trabalho. Fico muito feliz com o reconhecimento do amigo, o vereador Raimundo Penha, pois, nos dá força para continuar com a nossa luta, principalmente no social, onde há poucos incentivos. Essas homenagens são o gás que precisamos para continuar”, frisou.
Representando a Agência Humanitária Mundial da Igreja Adventista, Marcos Roberto Correia, que foi indicado pelo vereador Ribeiro Neto, frisou a importância da comenda. “É a primeira vez que recebo a medalha e fiquei muito feliz, pois, acredito que o reconhecimento ainda é a maior de todas as motivações. Nossa instituição é voltada para a área social e há muitas pessoas que têm trabalhos de alta grandeza e ficam nos bastidores. Quando uma homenagem como essa distingue essas pessoas, faz uma grande diferença em suas vidas. Por isso, agradeço à Câmara pela lembrança”, disse. A instituição atua há seis meses no Maranhão e já atendeu 13 mil famílias, com doação de alimentos e ações no esporte.
Fonte: Câmara Municipal de São Luís