Animal não corre risco de morte, mas pode ficar paraplégico em razão da gravidade do acidente
Uma jaguatirica foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), na noite dessa quinta-feira (16), após ter sido atropelada na avenida Principal da Pindoba, em Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.
Segundo os bombeiros, ela não conseguia se locomover. O animal foi encaminhado, então, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) – Maranhão, do Ibama. Por telefone, o gestor do Cetas-MA, Roberto Rodrigues Veloso Júnior, informou que se trata de uma jaguatirica fêmea adulta.
Segundo ele, o animal não corre risco de morte, mas pode ficar paraplégico, em razão da gravidade do acidente. Não há informações sobre as circunstâncias nem o autor do atropelamento.
Ainda de acordo com Roberto Veloso Júnior, é provável que a jaguatirica estivesse a procura de alimento como galinhas, por exemplo, em região residencial. Isso porque houve uma redução das presas naturais. “Talvez seja uma das últimas que ainda consiga sobreviver no ambiente considerado hostil, em área degradada, por causa das alterações ambientais na ilha”, disse.
O gestor do Cetas-MA alertou que a jaguatirica (mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus pardalis) está na lista de animais ameaçados de extinção.
Segundo o biólogo Alexandre Azevedo, a jaguatirica é um felino de médio porte que se alimenta de pequenos lagartos, sapos, pequenos roedores, aves. “Ela é extremamente competitiva coloca todos os outros pequenos mamíferos para correr da área dela”, afirmou. Veja o vídeo aqui