No Maranhão, o Partido Republicano da Ordem Social – PROS comandado pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Waldir Maranhão, tem avançando bastante no que tange às articulações e de aglutinação dos grandes nomes da política maranhense para o avanço de políticas públicas e luta em prol da elevação comercial, bem como da econômica do estado.
Uma grande novidade foi oficialmente anunciada pelo presidente nacional do partido, Eurípedes de Macêdo Júnior, durante visita a São Luís. Agora o vereador Chico Carvalho está assumindo a presidência estadual do PROS no Maranhão.
Chico Carvalho está em seu 8º mandato como legislador municipal, e foi presidente da Câmara Municipal de São Luís por 3 mandatos consecutivos, o que faz dele um grande expoente político, de caráter ilibado e de enorme prestígio por sua atuação em prol da população menos favorecida da ilha. Chico sempre se preocupou em melhorar a educação, saúde e transporte das regiões urbana e rural da cidade, por acreditar que tais mudanças tragam dignidade e qualidade de vida para as famílias.
E é com esse mesmo compromisso que Chico Carvalho assume a presidência do PROS, junto de estudos que foram realizados por uma equipe da executiva nacional que passou uma temporada de 3 meses em São Luís, os quais chegaram a números expressivos que demonstram um crescimento exponencial para a legenda, o que permite vislumbrar projetos mais arrojados nesse propósito, e para isso está sendo organizada uma grande campanha de filiação, no intuito de trazer muitas lideranças políticas e sociais.
Esse novo PROS-MA tem enormes e reais chances de eleger no mínimo 4 deputados estaduais e de 2 a 3 deputados federais no pleito de 2022, o que representa 10% do eleitorado maranhense, isso significa que o crescimento da legenda chega a 300% em relação às eleições de 2018.
A estratégia de crescimento do PROS deve fazer uma relevante diferença no cenário político maranhense, enquanto há uma disputa entre diversos partidos em ter uma candidatura própria para a eleição majoritária, seja na escolha de um sucessor para Flávio Dino, ou até mesmo para influenciar a escolha do governador para seu pré-candidato.
O PROS faz esse investimento nos candidatos a deputados da Assembleia Legislativa e Câmara Federal, esses que de fato comandam o estado pelo fato de criar leis e fiscalizar o Palácio dos Leões e a Presidência da República. Chegando a possuir os 10% do eleitorado, a legenda passa a ter o poder de definir até mesmo a eleição para o executivo e senado sem precisar fazer muita força, e vai ser um dos partidos mais cobiçados para coligação, pois é uma legenda leve e de boa aceitação por parte da população, além de não ser envolvida nas disputas dicotômicas da direita X esquerda, mas, sem deixar de ter um posicionamento firme e dentro dos arpleutes.
É importante também salientar o vasto currículo e atuação de Waldir Maranhão, que foi reitor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA por três mandatos, deputado federal também por dois mandatos e chegando a presidência da maior câmara legislativa do Brasil em um importante processo de 2016, quando foi instaurado o golpe de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e Waldir fez uma grande defesa na cadeira de presidente, mas que infelizmente na época não pôde fazer muito, porém hoje, já foi mais do que provado de que ele fez a melhor escolha, e esteve do lado democrático, inclusive registrado nos anais da história.
Essa nova formação com as experiências de Waldir Maranhão e Chico Carvalho vão trazer grandes benefícios para os maranhenses, pois com a qualidade política que eles têm, fazem com que a régua de medida tenha um maior nível de excelência e transparência no trabalho.
Confira a fala do presidente nacional do PROS: