O prefeito Eduardo Braide participou, na manhã desta terça-feira (6), da solenidade de comemoração dos 32 anos da Guarda Municipal de São Luís, realizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Na ocasião, foi feita a entrega de oito novas viaturas, ampliando a frota usada em serviço pela corporação. A programação contou ainda com homenagens a membros da Guarda em reconhecimento à sua importância para a cidade.
“Tenho muito orgulho da nossa Guarda Municipal, que é formada por homens e mulheres dedicados e valorosos. Não existe aniversário sem presente, por isso, estamos melhorando as condições de trabalho e ampliando a estrutura da corporação com a entrega de oito novas viaturas. Destaco ainda a importância dos serviços prestados à nossa cidade, sobretudo durante nossa campanha de vacinação contra Covid-19 na qual a Guarda Municipal tem sido fundamental na logística de transporte, escolta e segurança das vacinas e dos postos de imunização”, destacou o prefeito Eduardo Braide durante a solenidade.
A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, ressaltou a importância da Guarda Municipal para a população de São Luís.
“A Guarda Municipal de São Luís realiza diversas ações diariamente que contribuem para a organização da nossa cidade. Este trabalho é fruto da dedicação de cada homem e mulher que compõem esta força e também da preocupação da Prefeitura em capacitar e valorizar esses profissionais”, disse.
As oito novas viaturas entregues hoje pelo prefeito Eduardo Braide serão distribuídas entre a Guarda Municipal, a Defesa Civil Municipal e as equipes de Guarda Vidas. Com isso, a frota da corporação passa a ser de 22 veículos, melhorando e ampliando a estrutura de trabalho das equipes.
O secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso Júnior, falou de outras ações que estão sendo desenvolvidas para melhor equipar a Guarda Municipal.
O comandante da Guarda Municipal, Reginaldo Cosmo Sampaio, afirmou que os novos investimentos vão dar melhores condições de trabalho aos guardas.
“A Guarda Municipal é parte integrante das forças de segurança da nossa cidade e tem papel fundamental para a manutenção da ordem pública e equilíbrio social. Além disso, o nosso trabalho garante o fortalecimento da cultura de segurança cidadã em nossa cidade. Para isto é necessário garantir a estrutura precisa e valorizar a corporação, o que temos percebido na gestão do prefeito Eduardo Braide”, disse.
Programação
A programação pelos 32 anos da Guarda Municipal começou na área externa da Semusc com a execução da Louvação a São Luís pela Banda da Guarda Municipal. Em seguida, foram entregues os troféus aos vencedores do Torneio de Tiro realizado no sábado (03), na sede do 24º BIS, como parte integrante das celebrações.
Em seguida, foram entregues certificados de honra ao mérito pelos serviços prestados à regente da Banda da Guarda Municipal, Maria Auxiliadora Penha; e os guardas municipais Maria Lenir Sousa, Orliman Costa Cavalcante e José Ribamar Sousa Gomes.
Após os parabéns, o prefeito Eduardo Braide recebeu de presente dois chapéus personalizados, um da Guarda Municipal e outro da Defesa Civil Municipal, e em seguida vistoriou as instalações da Central de Videomonitoramento, que é composta por 198 câmeras por meio da qual a Semusc monitora em tempo real, 24h por dia, durante toda a semana, os principais pontos da região central de São Luís, abrangendo o Centro Histórico, a entrada da Rua Grande, Anel Viário, Fonte do Bispo e parte da Areinha. Por meio da central já foi possível coibir ações de vandalismo e infrações nestas áreas.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal de São Luís foi criada pela Lei Municipal Nº 2.968, de 06 de julho de 1989, e é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.
Acompanharam o prefeito Eduardo Braide durante a solenidade de comemoração dos 32 anos da Guarda Municipal de São Luís, os secretários municipais de Cultura, Marco Duailibe; Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; Turismo, Saulo Santos; Planejamento, Simão Cirineu; Informação e Tecnologia, Diego Rodrigues; Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro; Desportos e Lazer, Ricardo Diniz; Urbanismo e Habitação, Bruno Pereira; Governança Solidária e Orçamento Participativo, Pavão Filho; o adjunto de Comunicação, Igor Almeida; e de Administração, Rodrigo Valente; a presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM), Nádia Quinzeiro; e o diretor da Blitz Urbana, Asbhel Muniz.