Foram coletados dados oceanográficos, material biológico e registro de imagens subaquáticas do parque estadual marinho
Professores, alunos e técnicos dos cursos de Oceanografia e Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), um pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realizaram atividades de ensino e pesquisa no Parcel de Manuel Luís, no litoral do Maranhão. A equipe viajou a bordo do navio NPE-CMII e as atividades transcorreram entre os dias 18 e 20 deste mês.
Na ocasião, foi coletada uma série dados oceanográficos, material biológico e registro de imagens subaquáticas do parque estadual marinho, conforme licença expedida pela Sema. Além dessas ações, foi realizada uma verificação do casco do navio, bem como testes nos equipamentos hidráulicos e científicos.
O parque
O Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís é uma Unidade de Conservação brasileira de proteção integral à natureza, localizada no Oceano Atlântico, a 45 milhas náuticas da costa do Maranhão e a cerca de 100 milhas náuticas de São Luís. Formalmente, vincula-se ao município de Cururupu.
A região se assenta sobre uma falha geológica de origem vulcânica numa área que mede 4,5 quilômetros por 150 metros de largura, geralmente não detectáveis pelo sonar.