Um pedaço de boa sorte celestial provavelmente tornou mais fácil para os engenheiros reflotarem com sucesso o navio gigante de contêineres que bloqueou o Canal de Suez por quase uma semana.
A chamada ” lua cheia” de domingo levou a uma maré alta de primavera – cerca de 18 polegadas (46 centímetros) acima do normal – na segunda-feira, o que facilitou o processo de endireitar e desalojar o navio, de acordo com a NASA .
As marés de primavera não têm nada a ver com a estação; é um termo histórico para quando as marés “surgem” durante as luas nova e cheia, de acordo com o Serviço Oceânico Nacional.
Embora existam 12 a 13 luas cheias em um ano, apenas seis a oito estão associadas a uma maré alta o suficiente para fazer o que foi feito na segunda-feira – porque a lua está mais próxima da Terra durante essas luas cheias, disse o meteorologista da CNN Judson Jones.
“Não é incomum que essas marés sejam 30 centímetros mais altas do que outras marés altas durante o ano, quando a lua está mais longe da Terra”, disse Jones. “Não há dúvida de que essas marés altas fizeram parte da estratégia para desalojar um navio tão grande.”
Essas seis a oito luas cheias são chamadas supermoons, porque parecem maiores e mais brilhantes no céu. A lua superlua de março foi a primeira do ano e deve ser a quarta lua mais brilhante de 2021.
O tráfego foi retomado em ambas as direções do Canal de Suez na noite de segunda-feira, depois que os rebocadores passaram várias horas trabalhando para liberar a proa do navio porta-contêineres, após desalojar a popa no início do dia.
O reflutuante bem-sucedido foi recebido com triunfo e alívio, enquanto centenas de navios que ficaram presos na rota de navegação central desde 23 de março se preparam para reiniciar suas viagens.
O desafio agora é lidar com o acúmulo e congestionamento dos navios, que, trabalhando dia e noite, podem levar mais de três dias para serem resolvidos.
Fonte: CNN