O grupo dinista e brandonista que sitiou o Palácio dos Leões tentou e continua tentando de todas as formas mudar a realidade usando o poder econômico através dos cofres públicos estatais sem qualquer tipo de pudor… e deve estar terminando de arrancar os últimos fios de cabelos após mais uma pesquisa nova pesquisa de intenção de voto da TV Guará/Exata para o Governo do Maranhão, totalmente imparcial e sem vínculo politico com nenhum dos principais pré-candidatos, que denota de fato conjuntura atual em relação ao cenário eleitoral que se avizinha.
O senador pedetista Weverton Rocha se mantém a liderança com 29% das intenções de voto na pesquisa estimulada, já o neogovernador tampão, o tucano/socialista Carlos Brandão – PSB continua em segundo lugar com 27%, o candidato da direita maranhense Lahésio Bonfim – PSC segue subindo nas pesquisas e somou 15%, já o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior – PSD amarga com seus 12%. Simplício Araújo 2% – Solidariedade, Hertz Dias 1% – PSTU e Enilton Rodrigues – PSOL não pontuou. Não sabem ou não responderam 9% e os brancos, nulos e nenhum somam 5%.
As intenções de votos para os governistas no segundo turno não são nada otimistas, pois Weverton Rocha ganha as eleições com 42% contra 39% do escolhido do ex-(des)governador comunista/socialista Flávio Dino PSB, Carlos Brandão. No cenário hipotético entre Weverton e Lahésio, Weverton também sairia vitorioso com 51% das intenções de voto contra 26% de Lahésio Bonfim. No confronto entre Carlos Brandão e Lahésio Bonfim, Brandão seria reeleito com 48% contra 28% do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes.
Com se já não bastasse a baixa porcentagem de intenções de votos, Edivaldo Holanda Júnior lidera no quesito rejeição. Ele que foi chefe do executivo de São Luís por dois mandatos, mas está na cabeça da lista com 28%, seguido do tucanosocialista Carlos Brandão com 20%, Simplício Araújo 20%, Hertz Dias 19%, Lahésio Bonfim 18%, Enilton Rodrigues e o senador Weverton Rocha são os menos rejeitados pelos os maranhenses com 16% cada.
É importante lembrar que os palacianos montaram uma verdadeira operação suicida ainda em meados de maio, para cooptar o deputado federal Josimar Maranhãozinho – PL, que até então, também era pré-candidato ao governo. Para que aderisse ao projeto de Dino e Brandão, o irmão do atual governador, Marcus Brandão, assediou diversos prefeitos e deputados com ofertas faraônicas para que mudassem de palanque.
Mesmo oferecendo tudo o e mais um pouco que já tinham ofertado a Maranhãozinho, porém o líder do PL e de mais três partidos, cerca de 50 prefeitos, 700 vereadores, deputados federais, estaduais e lideranças em todo o Maranhão, soube demonstrar força e coerência e continuou com seu grupo apoiando “Meu Preto”, demonstrando que caráter vale mais que dinheiro!
O levantamento, encomendado pela TV Guará, entrevistou 1.475 eleitores, entre os dias 12 e 17 de julho, e foi registrado no TRE sob o protocolo MA-00040/2022. A margem de erro da pesquisa é de 3,2% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.