Hoje (30), seria votado na sessão extraordinária convocada pelo então presidente da Casa Legislativa, Osmar Filho (PDT), para apreciação do Projeto de Lei n° 204/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA).O blog em conversa com o líder do governo, o brilhante vereador Raimundo Penha, ele falou claramente que a LOA não foi aprovada hoje pois o governo não tinha os votos necessários para que fosse aprovada. Ele aguarda que nesse intervalo de recesso, até o dia 06, o prefeito Braide volte a conversar com os vereadores na buscar de um entendimento para as pendências que foram colocadas, mas Penha como líder do governo, reconhece que a votação não ocorreu por conta de não ter havido mais articulação, mais empenho nesse sentido, não tendo voto suficiente.
Na entrevista, o Blog Ilha Rebelde quis saber a opinião do vereador e futuro presidente da Câmara, Paulo Victor, sobre o assunto, pois será a primeira vez após décadas que o prefeito não conseguirá aprovar a LOA no último dia do ano.
Blog Ilha Rebelde: Qual a sua opinião sobre essa decisão política do prefeito em não aprovar a LOA no último dia do ano?
Paulo Victor: “Na verdade não é negociação, é a comunicação ativa para um melhor entendimento à sociedade que não está existindo entre a prefeitura municipal e o legislativo, o que é um fato inédito há algum tempo, mas ontem chegou ao nosso pleito e inclusive o executivo judicializou uma matéria, ganhou no plantão, deixou a Câmara Municipal inclusive como réu. Se você for pesquisar lá nos altos lá, autor: Prefeitura, réu: Câmara Municipal de São Luís, uma falta de respeito absurda, e com isso, quem padece é a cidade, a população mais carente, mas a Câmara Municipal de São Luís está tendo a grandeza e a sabedoria de achar o melhor caminho, mesmo sem o diálogo com o executivo, em achar o melhor caminho para que a LOA seja aprovada a partir do começo desse novo ano. Dia 01, se Deus quiser, tomaremos posse e eu chamarei uma extraordinária para que aprovemos o orçamento da cidade de maneira bem responsável”.
Blog Ilha Rebelde: o senhor afirma que dia 01 tomará posse. Isso quer dizer que o senhor não irá ser secretário de Carlos Brandão nesse primeiro momento?
Paulo Victor: “Não, pois a partir do dia 01 estaremos trabalhando aqui pela câmara nesse primeiro momento como presidente da câmara, e tem muitas matérias que serão encabeçadas logo nos primeiros dias, então de fato a CMSL está bastante ativa no que se diz respeito a trabalhar pela cidade”.
Blog Ilha Rebelde: Saiu em todos os órgãos de imprensa nacional que o Maranhão está com três ministros no governo Lula. O senhor acha que isso facilitará o trabalho não só da câmara, mas do governo do estado na gestão do governador Brandão?
Paulo Victor: “Com certeza! A Câmara Municipal de São Luís não fez como a prefeitura, ou seja, não se isolou, pois nossa comunicação é ativa, seja com o Governo Federal, seja com o Governo Estadual, com o governador Carlos Brandão, e hoje o Maranhão está bem representados por três ministros, então assim, a gente não se excluiu do processo eleitoral, a gente não se afastou da classe política nem tão pouco da população, então acredito que nós conseguimos fazer uma boa política formando fileiras, formando ideias, e conversando também com a classe política que é quem fazer gerir isso tudo. Então, de fato a CMSL está sendo bem representada tanto no Governo Federal como no Estadual”, finalizou Paulo Victor.