Na manhã desta quarta-feira (15), na beira mar, Bahia de São Marcos, houve uma denúncia de derramamento do que parece ser óleo diesel no mar. A quantidade de óleo é tão grande que é possível sentir o cheiro da substância a mais ou menos 300 metros dentro do Centro Histórico (Reviver), na parte interna dos casarões, tamanha é a quantidade que foi despejada no mar. É possível notar que está gerando uma espuma, uma espécie de reação da substância com a água marinha. Nos vídeos, é possível notar a espuma.
Apelamos aos órgão públicos de proteção que averiguem “in loco” essa denúncia, pois pela proporção na qual foi visto a mancha de óleo, ela está se espalhando, e naquela ocasião, a maré encontrava-se enchendo, podendo se espalhar mais ainda e eventualmente causar danos maiores, e também para que seja investigado e apurado detalhadamente a origem, haja vista que pode ser enquadrado em crime ambiental.
Ainda no local, turistas, pescadores e demais pessoas que passam no local, reclamam da situação, pois é um local considerado cartão de visita da cidade, e inclusive nas proximidades do Cais da Praia Grande, onde há embarque e desembarque de barcos.
Alô SEMA, SEMAN, Ministério Público, Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, o Blog Ilha Rebelde denuncia e pede a atenção dos órgãos que cuidam da nossa cidade.
Assista aos vídeos: