São Luís (MA) – A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou oficialmente nesta segunda-feira (7), mas em São Luís as doses já estão sendo aplicadas desde a semana passada em toda a rede pública de saúde. A ação tem como foco a proteção dos grupos mais vulneráveis ao vírus influenza, com objetivo de reduzir internações, casos graves e mortes causadas pela doença.
A vacina está disponível gratuitamente nas unidades de saúde da capital maranhense, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Além disso, um posto volante foi instalado no São Luís Shopping, funcionando das 10h às 16h, de terça a sábado, para facilitar o acesso da população.
Quem pode se vacinar?
De acordo com o Ministério da Saúde, fazem parte do público-alvo da campanha:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- Idosos a partir de 60 anos;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores;
- Funcionários dos Correios;
- Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente;
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas;
- Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários;
- Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.
Proteção reforçada
A vacina oferecida este ano protege contra três tipos de vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O imunizante é atualizado anualmente para acompanhar as variantes em circulação e garantir maior eficácia. Mesmo quem já se vacinou em anos anteriores deve tomar a nova dose.
Além disso, a aplicação pode ser feita juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, o que facilita a adesão à campanha.
Distribuição das doses
Para 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses da vacina. A maior parte será distribuída no primeiro semestre para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já no segundo semestre, cerca de 5,9 milhões de doses serão destinadas à Região Norte, respeitando as especificidades climáticas e logísticas da região.
A vacinação contra a gripe é uma das estratégias mais eficazes para manter a população protegida, especialmente em tempos de maior circulação de vírus respiratórios. A recomendação é que todos os grupos prioritários procurem se vacinar o quanto antes.