Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da sua Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA), publicou, nessa quarta-feira, 27, no portal oficial da Instituição, o Edital 2024 do Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).
As inscrições da seleção para ingresso de novos discentes poderão ser feitas de 15 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), com acesso no presente endereço eletrônico.
O prazo para pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição será no período de 15 a 22 de janeiro de 2024, e, até o dia 24 de janeiro do referido ano, será anunciado o resultado dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição. A seleção será conduzida por Comissão de Seleção designada pelo Programa, conforme as normas do referido edital, no regimento interno do PRODEMA e no regimento geral da pós-graduação stricto sensu da UFMA e demais normas vigentes.
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) com conceito 3.
Acesse o edital completo aqui.
O Curso de mestrado, na modalidade acadêmico, com duração regulamentar de 24 meses, será integralizado com o cumprimento de disciplinas obrigatórias e optativas, atividades complementares, exame de qualificação e defesa de dissertação totalizando 30 unidades de crédito, ou 450 horas/aula. O curso será ministrado, preferencialmente, no turno matutino, mas, também, quando necessário, em horários extras, em disciplinas ou atividades que poderão, excepcionalmente, exigir os dois turnos (matutino e vespertino).
Sobre a Pós-Graduação
O chefe do Departamento de Oceanografia e Limnologia (DEOLI-UFMA), professor Marcelo Henrique Lopes Silva, informou que o mestrado do PRODEMA busca estudos focados no ambiente costeiro, sua caracterização física, química, biológica, ecológica e humana e nos seus limites de sustentabilidade, buscando-se no ensino, pesquisa, extensão e inovação o entendimento dos processos incorporados às atividades produtivas ao longo do tempo, que envolvam o uso, a gestão e a conservação desses ambientes.
“As linhas de pesquisa são o planejamento, gestão e desenvolvimento em sistemas costeiros, desenvolvimento de estudos interdisciplinares que subsidiem, com seus resultados, o desenvolvimento socioeconômico na zona costeira, com base na compreensão deste território quanto aos seus componentes ambientais, sociais e econômicos”, concluiu Marcelo Silva.
O vice-coordenador do programa, professor James Werllen de Jesus Azevedo, enfatizou a inserção das políticas de cotas para esta seleção, com vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, trans (transgêneros e transexuais) e em situação de baixa renda. “Essas ações estão alinhadas com as políticas de ações afirmativas da UFMA, a qual foi estabelecida pela resolução Consepe 3058/2023. Além disso, será destinada reserva para servidores técnicos administrativos efetivos ativos da universidade nos termos da Resolução CONSAD 302/2023”, disse James Wellen de Azevedo.
O programa está na sua terceira turma e tem contribuído, profundamente, com o desenvolvimento das Ciências Ambientais no Maranhão, seja do ponto de vista da pesquisa e/ou da inserção de profissionais com excelência no mercado. “O marco dessas ações e dos produtos gerados foi a recente aprovação do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que possibilitará alavancar o nível de qualificação dos nossos pesquisadores, no âmbito das ciências ambientais com um viés interdisciplinar”, concluiu James Azevedo.
Ambiente Costeiro Maranhense
A pós-graduação busca o conhecimento interdisciplinar dos recursos dos meios biótico e socioeconômico nos sistemas costeiros, as mudanças ambientais, os tensores naturais e antrópicos, além de estudos sobre o homem regional em suas relações, interações e atividades no ambiente costeiro. A área objeto dos projetos de pesquisa nesta turma de mestrado deverá ser a região costeira maranhense. Os projetos de dissertação deverão ser apreciados e aprovados pelo Colegiado do Curso, considerando importância, custos e exequibilidade.
O mestrado é destinado a graduados em cursos superiores, de duração plena e aprovados pelo MEC, em todas as áreas de conhecimento, com interesses afins aos objetivos, área de concentração, linhas de pesquisa ou ao conteúdo programático estabelecido pelo Programa, correspondentes nas áreas de ciências agrárias, biológicas, da saúde, exatas e da terra, humanas e sociais aplicadas. Não é permitida a matrícula simultânea em dois cursos stricto sensu da UFMA.
Fonte: Portal Padrão UFMA