A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) cedeu ao Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) às instalações do prédio onde funciona o Curso de Medicina. Ele servirá de alojamento temporário para os profissionais que atuarão na linha de frente no enfrentamento da Covid 19.
O prédio que fica próximo ao hospital possibilitará uma melhor logística e deslocamento de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e outras categorias envolvidas no combate ao novo Coronavírus. Além de ser uma estratégia para acolher os profissionais que temem o contágio de seus familiares.
A Universidade vem fazendo reformas e adaptações das salas de aula para disponibilizar 51 leitos, em média seis camas por ambiente, além de uma área de vivência. A gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita Carvalhal, fala um pouco mais sobre esse espaço. “Eles terão um espaço propício para o relaxamento e contarão com o apoio de profissionais da psicologia e da terapia ocupacional. E também receberão a alimentação no refeitório da Unidade Presidente Dutra”.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a importância dessa ação. “Uma das coisas mais importantes do HU-UFMA, são as pessoas que fazem a Instituição, e não podemos deixá-las desamparadas. Esse é um momento bastante delicado para nós que atuamos na área da saúde e precisamos unir forças para enfrentar esse desafio. E o que a gestão puder fazer para garantir a saúde física e mental de seus colaboradores, será feito”.
Outras ações relacionadas a promoção da saúde mental dos colaboradores também estão sendo desenvolvidas, a exemplo da produção de materiais psicoeducativos, atendimento psicológico e também psiquiátrico por meio telefônico.
(UFMA, com aptações).