A TV Assembleia do Maranhão foi consagrada como a grande vencedora da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Vídeo. A emissora levou o primeiro e o terceiro lugares com reportagens que destacam o empreendedorismo e a inovação no estado.
A reportagem “Afroempreendedorismo: o fortalecimento de pequenos negócios de mulheres negras no Bairro Liberdade, em São Luís”, conquistou o primeiro lugar. Com produção de Bel Soares, imagens de Antônio César Leal e edição de Angelo Moraes, a matéria mostrou o impacto do afroempreendedorismo no maior quilombo urbano da América Latina, o bairro Liberdade. A reportagem abordou como o empreendedorismo feminino negro no Maranhão tem sido fortalecido com o apoio técnico do Sebrae.
Além disso, a matéria “Empreendedorismo e Sustentabilidade: o mercado dos brechós em São Luís”, que ficou em terceiro lugar, discutiu o crescimento dos brechós na capital maranhense, destacando a importância da economia circular e do consumo consciente. A repórter Milena Dutra, o cinegrafista Rubenilson Lima, a produtora Bel Soares e o editor Jr. Draw foram os responsáveis pela produção.
A premiação, realizada na sexta-feira (20), no Multicenter Sebrae, foi marcada por celebração e reconhecimento ao trabalho da imprensa local. A repórter Bel Soares comemorou o primeiro lugar: “Foi um trabalho feito com muito carinho. Esse reconhecimento do Sebrae é muito significativo e trazer isso para a TV Assembleia é um privilégio.”
Milena Dutra, que conquistou o terceiro lugar, destacou a importância do trabalho jornalístico: “Receber esse prêmio é muito gratificante, pois mostra que estamos cumprindo nosso papel de informar e promover o empreendedorismo feminino.”
A diretora de comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, Jacqueline Heluy, também celebrou as conquistas. “É uma noite especial para toda a comunicação pública da Assembleia, que tem seu valor reconhecido na construção de uma sociedade com mais cidadania. Esse prêmio reflete o trabalho dedicado da nossa equipe e o apoio da presidente Iracema Vale e dos parlamentares.”
O Prêmio Sebrae de Jornalismo tem como objetivo incentivar reportagens que promovem o empreendedorismo. Além das duas premiações, a TV Assembleia foi finalista com outras três reportagens, e a Rádio Assembleia também teve três trabalhos entre os finalistas. Os vencedores estaduais agora seguem para a etapa regional, com a possibilidade de concorrer ao prêmio nacional.
A cerimônia contou ainda com uma homenagem especial a 34 veículos de comunicação que veicularam as matérias finalistas. O diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal, destacou o papel fundamental do jornalismo na difusão do empreendedorismo e parabenizou os profissionais pela qualidade dos trabalhos apresentados.
Durante o evento, foram anunciadas as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que celebra histórias inspiradoras de empreendedoras em várias categorias, como Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual (MEI). A premiação, que acontece desde 2004, reforça a importância do empreendedorismo feminino no estado.
A noite foi encerrada com um show da cantora maranhense Cecília Leite e o lançamento do livro “50 anos dos pequenos negócios no Maranhão: do NAI ao Sebrae”, que celebra a trajetória de cinco décadas de apoio ao empreendedorismo no estado.