Quem chegou ao Maranhão nesta sexta-feira (16) para conhecer e acompanhar a programação do Maior São João do Mundo neste fim de semana teve uma grata surpresa ao desembarcar no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís. No saguão do terminal de passageiros, o Boi de Axixá fez uma pequena apresentação para receber os visitantes. A ação é uma iniciativa do Governo do Maranhão para recepcionar os turistas que chegam ao estado.
A ação de acolhimento aos turistas é uma iniciativa desenvolvida em conjunto pelas secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secma) e da Comunicação Social (Secom). Além da recepção calorosa com os ritmos e sotaques da cultura maranhense, os turistas são presenteados com matracas para já entrarem no clima da festa.
A recepção com apresentação das riquezas juninas do Maranhão está sendo realizada semanalmente desde o início do mês de junho. Diferentes grupos do São João Maranhense já se apresentaram no saguão do aeroporto, sempre atraindo os olhares curiosos e encantados dos visitantes que não perdem tempo de registrar as apresentações e até arriscam alguns passos de dança e toques de matraca.
A educadora Adriana Mazzucato, 26 anos, de São Paulo (SP), morou em São Luís em 2021 e 2022, ano em que conheceu pela primeira vez o São João maranhense. Em janeiro de 2023, ela precisou retornar para sua cidade natal, mas na bagagem de ida já estavam os planos de voltar para o São João desse ano.
“Eu me apaixonei pelo São João do Maranhão e não podia deixar de vir. Eu saí de São Paulo fazendo 10 graus e cheguei aqui em São Luís, sendo recebida por este calor e pelo Boi de Axixá. Nossa, bom demais. Isso só o Maranhão e o São João podem proporcionar. O São João daqui é o melhor do mundo”, afirmou.
Quem também veio curtir o São João do Maranhão mais uma vez é a aposentada Antônia da Costa Almeida, 62 anos. De Brasília (DF), ela costuma vir a São Luís com frequência a passeio. “Eu nem sempre venho no período do São João, mas esse ano escolhi junho porque é uma festa muito bonita e diferente de tudo que acontece no resto do país”, comentou.
E também tem maranhense voltando para brincar o São João. É o caso do empresário pedreirense Reginaldo Castro, 70 anos, que mora em Curitiba (PR). “Costumo vir uma vez por ano para o Maranhão e este ano fui surpreendido com essa apresentação no aeroporto. Acho esse incentivo muito importante para o turismo e a cultura do estado”, disse.
Além de curtir as apresentações, os visitantes também recebem folders com informações sobre a programação do São João do Maranhão 2023. O folder conta ainda com um QR Code por meio do qual o visitante pode baixar no celular o aplicativo ‘São João do Maranhão’ e ter na palma da sua mão um guia com a programação detalhada de cada arraial, notícias sobre o São João do estado, informações sobre a rede de hotéis e sobre a cultura, gastronomia, pontos turísticos e outros detalhes.
O Maior São João do Mundo
Intitulado “O Maior São João do Mundo”, o São João do Maranhão 2023 foi lançado oficialmente no dia 30 de maio. Este ano serão 65 dias de muita festança na capital e demais municípios do estado.
Na capital, os tradicionais arraiais do Ipem, Vila Palmeira e Ceprama têm atraído grande público em busca das comidas típicas e do artesanato maranhense. A festa também está sendo realizada nos bairros Liberdade, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Cohatrac, Cidade Operária, Maiobão e Maracanã (Parque da Juçara), onde a população pode conferir pertinho de casa as atrações tradicionais do São João do Maranhão.
No Centro Histórico de São Luís, a Praça da Fé, na Rua Portugal, tem sido o palco que reúne a cultura popular maranhense com a beleza do patrimônio arquitetônico.
A programação completa do Maior São João do Mundo pode ser conferida no aplicativo ‘São João do Maranhão’, que está disponível para download em aparelhos Android e IOS.
Fonte: Governo do Maranhão