O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou, na tarde desta sexta-feira (21), que os meios de transportes geridos pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), de competência do governo do Estado, serão gratuitos nos dias 29, 30 e 31, até as 12h. Quanto ao transporte público gerido pelas concessionárias de São Luís, a prefeitura da capital ainda não se manifestou se será gratuito no dia das eleições.
Com a decisão, será gratuito:
- o transporte intermunicipal na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), em Imperatriz e região;
- a travessia de ferryboat;
- as vans e ônibus intermunicipais para a região da baixada maranhense;
- as lanchas para Alcântara.
A medida visa assegurar o deslocamento dos eleitores aos seus locais de votação no segundo turno das Eleições 2022, que ocorrem no dia 30 de outubro.
Segundo Carlos Brandão, a decisão segue a orientação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), o qual autorizou que prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro.
“Esta decisão está em sintonia com a orientação do TSE, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos locais de votação. Vote, participe, faça a sua parte. Ajude a fortalecer a democracia”, disse o governador, por meio das redes sociais.
Gratuidade no 1º turno
No primeiro turno das Eleições 2022, realizado no dia 2 de outubro, os passageiros dos ônibus do transporte público intermunicipal na Grande São Luís e Imperatriz, bem como os usuários dos ônibus que fazem linha para os bairros de São Luís, tiveram a passagem gratuita.
O objetivo, segundo a prefeitura da capital e o governo do Estado, era oferecer transporte gratuito aos cidadãos e garantir que eles exercessem o seu direito democrático, participando das Eleições.
Fonte: G1 MA