O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a importância do Setembro Verde, mês de conscientização da doação de órgãos e tecidos. Na campanhas são desenvolvidas ações de sensibilização e capacitação sobre o tema da doação e transplante, e o dia 27 de setembro é designado como dia do doador.
“Eu sou doador de órgãos. É um ato de amor ao próximo que pode salvar mais de uma vida. É importante ressaltar que o doador precisa deixar isso claro para a família. Só no Maranhão temos cerca de mil pessoas à espera de uma doação”, enfatizou o secretário.
Dados da Central Estadual de Transplantes do Maranhão informam que 1.087 pessoas estão na fila de espera para transplantes, sendo 257 para rins, 824 para córneas e 6 para fígado. Em 2023, o Maranhão realizou 166 transplantes, sendo 144 de córneas e 22 de rins.
A Central é responsável por coordenar as ações inerentes ao processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes no Maranhão. Tendo ainda como atribuições, a capacitação das equipes de saúde quanto ao processo de doação e transplantes, além da divulgação do tema para a população e incremento das doações e do número de transplantes de órgãos e tecidos no Estado. Veja o vídeo:
Por blog do Rogério Silva