Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
A política de educação ambiental e os projetos sociais da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foram abordados, na manhã desta segunda-feira (6), no programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia. O coordenador socioambiental da empresa, Marcos Silva, fez uma explanação sobre a campanha de combate ao desperdício para o uso racional da água.
“A Caema, a partir de uma decisão da diretoria da empresa, vem encarando o desafio de fazer com que as pessoas compreendam a importância do uso racional da água com foco na proteção dos recursos hídricos. E esse mecanismo se dá por meio do processo de educação ambiental. Esse é um instrumento importante”, afirmou Marcos Silva.
Durante o programa, apresentado pelas radialistas Maria Regina Telles e Marina Sousa, Silva acrescentou que outro foco é a implementação do projeto de trabalho social em determinadas áreas de atuação da Caema.
“Há municípios, como Pinheiro, Barreirinhas, Imperatriz, e mesmo aqui na cidade de São Luís, onde a Caema busca, no primeiro eixo, fazer a mobilização social. Busca-se, nesse processo, envolver e garantir a participação da comunidade nos serviços de saneamento básico. No segundo eixo, busca-se fortalecer a organização social, criar as comissões de acompanhamento de serviço, as comissões de acompanhamento de obras e, no terceiro eixo, fazemos palestras nas escolas e entidades das comunidades”, explicou o coordenador socioambiental da Caema.
Marcos Silva informou que a Caema também realiza oficinas de formação voltadas para diversos temas relativos à proteção do meio ambiente: “Fundamentalmente buscamos focar ainda o nosso trabalho na proteção dos recursos hídricos, dos mananciais subterrâneos e dos mananciais superficiais. Essa é uma experiência muito importante, que agrega ainda um trabalho social, buscando desenvolvimento socioeconômico por meio da capacitação profissional e de vários cursos com o intuito de fomentar a geração de emprego e renda”, assinalou.
Obras de melhoria
Marcos Silva fez um relato sobre obras de melhoria e ampliação, tanto do Sistema de Abastecimento de Água quanto do Sistema de Esgotamento Sanitário em várias frentes de trabalho em todo o estado.
O coordenador socioambiental da empresa garantiu que o Governo do Maranhão vem dando passos importantes rumo à universalização do fornecimento de água e esgoto tratados, com o entendimento de que o saneamento está entre os projetos sociais mais importantes do Executivo Estadual.
“Seguindo a orientação do governador Carlos Brandão (PSB) e do presidente da Companhia, Marcos Aurélio Freitas, a Caema trabalha para elevar os índices de cobertura no abastecimento e no esgotamento sanitário para patamares superiores, buscando atingir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento”, declarou.
Marcos Silva lembrou que, no mês de agosto, o governador Carlos Brandão e o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, assinaram ordens de serviço para obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Sustentabilidade e Desenvolvimento no Maranhão. Os investimentos somam mais de R$ 91 milhões em recursos federais e estaduais para obras de esgotamento sanitário, hidrometração e Estação de Tratamento de Esgoto na Grande Ilha.
Fonte: Agência Assembleia