Após negociações, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) deve aceitar comandar o Ministéro do Planejamento no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como noticiou o SBT News, para assumir o Ministério do Planejamento, a ex-presidenciável e seu partido, o MDB, cobravam que o governo de transição turbinasse a pasta, transferindo o comando do Programa de Parcerias de Investimento (PPI).
Porém, houve resistência e a expectativa é de que a gestão do programa permaneça na Casa Civil. O PPI representa uma das formas de interação entre estado e iniciativa privada, por meio de contratos e medidas de desestatização.
Com o novo desenho dos ministérios, a Casa Civil será comandada pelo atual governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA). Costa já tinha anunciado o nome do atual secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, para a chefia do programa, que hoje está na estrutura do ministério da Economia.
Cavalcanti é servidor público efetivo da Bahia, já ocupou cargos de chefia em secretarias e autarquias do governo baiano. Ele comanda a Secretaria de Infraestrutura desde 2014. Em 2010, assumiu a Superintendência de Transportes do estado.
A senadora Simone Tebet chegou em Brasília na 2ª feira (26.dez). Ela vai se reunir nesta 3ª com o presidente eleito.
Bancos públicos
Uma das exigências de Tebet foi assumir também a gerência dos bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal. No entanto, ainda não há informações se a senadora conseguiu gerenciar essas áreas nas negociações. A Caixa é o principal banco para financiamento de imóveis do país. O Banco do Brasil, que gerencia uma série de linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas, também pode ir parar no Ministério do Planejamento.
Fonte: SBT News