O primeiro fim de semana de festança no Arraial da Cidade, montado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão (Beira-Mar), foi encerrado com chave de ouro na noite de domingo (11).
O grande espaço junino foi aberto na sexta-feira (9) com vasta programação, incluindo expressivos grupos folclóricos e shows com artistas regionais. No domingo, o cantor Tierry foi a primeira atração nacional da programação e se apresentou em um palco erguido ao lado da praça.
O show rendeu lotação máxima e o público cantou e dançou com o artista baiano do início ao término da apresentação, que durou cerca de duas horas. A festa terá continuidade na próxima quinta-feira (15).
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, marcou presença nas três primeiras noites de arraial e circulou pelo espaço, além de aproveitar a festa também no palco, cantando e dançando com os grupos folclóricos.
“Nós projetamos um arraial com tudo o que a nossa população tem direito para curtir o São João como merece e à altura da grandiosidade da nossa cultura. E ficamos felizes por ver que todos estão vindo e que o espaço está agradando”, disse Eduardo Braide.
O secretário municipal de Cultura de São Luís, Marco Duailibe, frisou que o segundo ano do Arraial da Cidade está sendo um sucesso, desta vez com o tema “O Guarnicê do Brasil”.
“Nós ficamos surpresos com a lotação do espaço nas três primeiras noites, no qual as pessoas puderam aproveitar com segurança, já que temos monitoramento eletrônico. Uma festa sem incidentes, com comida da melhor qualidade, área especial para cadeirantes e idosos, artesanato e moda. Este ano, além do Barracão do Forró, estamos contando também com o Espaço Reggae. Ou seja, é um arraial para todos que quiserem aproveitar o nosso maravilhoso São João”, disse Marco Duailibe.
A noite de domingo (11) no Arraial da Cidade começou com a apresentação do espetáculo teatral “A lenda do bumba meu boi”, que chamou a atenção das famílias que costumam chegar mais cedo, principalmente para que as crianças possam aproveitar os atrativos do espaço.
“Arraial, na minha opinião, é uma diversão para você chegar cedo e aproveitar tudo, inclusive provar da comida vendida nas barracas. Já as crianças gostam das bombinhas, que estouram a noite inteira. Mas eu também já fui criança e sei que é legal”, disse Emanuele Rabelo, que estava com seus dois filhos e o marido.
Em seguida, foi a vez da dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal, que mostrou sincronia nos passos executados ao som de canções de conhecidos cantores portugueses. Depois, entrou a Quadrilha Asa Branca e o Boi Pirilampo que se destaca pela exuberância do figurino e pela perfeição das coreografias.
A área reservada para idosos e cadeirantes foi organizada bem em frente ao palco onde evoluem os grupos folclóricos. A aposentada Sônia Aquino, 75 anos, revelou que sempre foi apaixonada por São João e que chegou a fazer até promessa ao santo.
“É um santo muito bondoso. Tanto que é muito festejado. Eu amo São João e essa festa é linda. Que beleza esse povo todo aí em cima dançando. Se eu fosse jovem ainda, eu iria sair em algum boi, pois não tem coisa melhor”, disse a animada senhora.
Shows
O cantor Erick Andrade esquentou a noite fazendo a abertura do show principal do domingo (11). Ele selecionou um repertório junino especial, o mesmo que está levando para outros arraiais da cidade.
“Que festa maravilhosa e o prefeito Eduardo Braide está de parabéns pelo sucesso deste projeto. Foi um privilégio abrir o show desse cantor que só nos tem trazido alegrias com suas músicas falando de amor”, disse Erick Andrade, após a apresentação.
Tierry subiu ao palco por volta das 22h e começou cantando “Rita”, um de seus maiores sucessos. O artista atraiu uma multidão para a Beira-Mar e, antes da apresentação, revelou que estava feliz por retornar ao Maranhão e cantar às vésperas do Dia dos Namorados.
O show foi uma sequência de aplausos e gritos dos fãs. Além de seu repertório autoral, Tierry entoou músicas que fazem sucesso nas vozes de outros artistas, em diferentes gêneros musicais.
“Que honra cantar na Ilha do Amor na véspera do Dia dos Namorados. Estou muito feliz por voltar a esta terra maravilhosa e em pleno São João. Vamos cantar moda para o povo que nos aguarda lá fora e fazer uma grande festa. Parabéns ao prefeito Eduardo Braide por proporcionar esse momento lindo”, disse Tierry, ainda no camarim.
O público se acomodou em frente ao palco e não ‘arredou o pé’. Alguns chegaram horas antes da atração começar porque queriam ficar bem próximo ao palco para ver o ídolo de perto. Foi o caso de Fernanda Santiago, de 20 anos, que por volta das 17h já estava lá.
“Eu fiquei rondando as proximidades do palco para ver a questão da lotação. Quando chegou mais próximo do horário, eu já me posicionei e pequei um lugar top. Eu gritei muito e ele me olhou. Foi lindo demais, porque ele sorriu para mim e apontou. Valeu a pena eu ter esperado tanto”, contou Fernanda Santiago, com muito entusiasmo.
Enquanto uns assistiam ao show, outros curtiam a vibe nos dois espaços temáticos do arraial: o Barracão do Forró, onde a programação começou com Literatura de Cordel “Raimundo Poeta”, seguido do Forró Pegado e do Forró Não Gela; e no Espaço Reggae, com as apresentações das bandas Katamarã e Raiz Tribal, esta segunda comandada pelos vocalistas Gill Enes e Kaké Enes.
O vendedor ambulante Josias Balata comemorou as vendas de cachorro-quente durante a festa. Ele disse que a terceira noite no Arraial da Cidade foi ainda mais lucrativa.
“É que tem mais gente e a galera quer comer. E como a minha esposa é caprichosa, faz tudo muito gostoso e o resultado é um cachorro-quente na medida certa. Você está vendo aí: até a maionese está quase acabando”, disse Balata.
Fonte: Prefeitura de São Luís