No próximo dia 19 de novembro, a Academia Maranhense de Letras (AML) realizará uma sessão solene em homenagem aos 35 anos de criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), um marco importante que impulsionou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento, que contará com a presença da Embaixada de Portugal no Brasil, prestará uma homenagem especial ao ex-presidente da República e decano da AML, José Sarney, além de honrar in memoriam Mário Soares, ex-presidente de Portugal, e José Aparecido de Oliveira, ex-embaixador do Brasil em Portugal.
A celebração foi confirmada esta semana em visita do presidente da AML, Lourival Serejo, a José Sarney, destacando a importância do evento para a valorização da língua portuguesa e a cooperação entre países lusófonos. A solenidade ocorrerá na sede da Academia Maranhense de Letras, em São Luís, e faz parte de uma programação que também envolve o lançamento do livro “Nos 25 anos da CPLP – Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza”, uma coletânea de artigos organizada por Lauro Barbosa da Silva Moreira e Rogério Faria Tavares.
A criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, em 1989, foi fruto da iniciativa de Sarney e do embaixador José Aparecido de Oliveira. O encontro, que reuniu chefes de Estado e de Governo de países lusófonos em São Luís, foi o primeiro passo para a formação da CPLP, formalizada em 1996. A organização reúne países que compartilham a língua portuguesa e tem como objetivo fortalecer os laços de amizade e cooperação entre suas nações, que hoje somam uma população de cerca de 270 milhões de pessoas.
“A homenagem é o reconhecimento das Academias de Letras do Maranhão e de Minas ao importante trabalho de Sarney, Mário Soares e José Aparecido pela valorização da língua portuguesa e pela integração dos países lusófonos. Sem eles, não haveria CPLP”, declarou Lourival Serejo, presidente da AML.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional dedicada à promoção da língua portuguesa como um elo cultural e econômico entre os países membros. A contribuição de figuras como José Sarney foi essencial para o desenvolvimento desta aliança, que fortalece os vínculos entre os países lusófonos em várias áreas, incluindo educação, cultura e cooperação política.
A sessão solene em novembro será uma oportunidade para celebrar esse legado e o impacto duradouro que a valorização da língua portuguesa tem sobre as nações que a compartilham.