O Ministério Público do Maranhão, por meio do seu Centro Cultural, abre, na próxima terça-feira, 18, às 9h, a exposição “Velhicidades – Velhice e ofícios tradicionais: quitandeiros (as) de São Luís, Maranhão, no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria-Geral de Justiça, no Calhau. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de agosto.
Composta por 11 fotografias, a mostra está em sua 5ª edição e é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GEVCS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em parceria com o Projeto Museu da Árvore (MARVORE) e com a Rede Nacional de Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Maranhão (RENADI-MA).
As fotografias retratam pessoas idosas cultivando o ofício tradicional de quitandeiros (as) e mantendo viva a cultura do pequeno comércio doméstico de variedades em bairros de São Luís, estimulando a memória coletiva como bem material e imaterial que se mantém constante em meio ao tecnológico mundo contemporâneo.
Com concepção e promoção do GEVCS (IFMA-CCH), a exposição tem curadoria das discentes extensionistas Ana Carolina Gesualdo da Silva e Suellen de Jesus da Silva, sob orientação das professoras Terezinha Campos e Rose de Lima (Márvore/IFMA- CCH).
O agendamento de visitas de grupos pode ser feito por meio do e-mail centrocultural@mpma.mp.br ou WhatsApp (98) 99200 2719. A entrada é franca e o horário de visitação é das 9h às 15h.
Redação: CCOM-MPMA