Para começar a véspera de Santo Antônio em clima bem junino, o programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (12), na TV Assembleia, recebeu o quarteto Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão. Na conversa, entremeada por muito arrasta-pé, temas como os 30 anos de São João do grupo e os caminhos do forró na atualidade.
O quarteto é uma família e reúne Tião (zabumba), Andrezinho (sanfona) e Vinícius Lima (triângulo), que são filho e netos do sanfoneiro Seu Raimundinho. Fiel ao ritmo, o líder do grupo afirmou que o forró tradicional segue firme, apesar dos modismos.
“Sempre dá para garantir o nosso espaço. O forró pé-de-serra é raiz”, atestou Seu Raimundinho. O neto Andrezinho concordou, e complementou: “Não é só música, é tradição. A gente traz uma história, a história do povo nordestino e, por isso, tem que ter essa resistência”.
Seu Raimundinho afirmou que o forte da cultura em São Luís é o bumba meu boi e o tambor de crioula, mas que o forró ganhou força entre os ludovicenses nos últimos tempos. “Hoje tem muito sanfoneiro no Maranhão. Acho que temos uns 15 grupos de forró”, comemorou ele, ressaltando que a população do interior do estado sempre foi mais adepta do arrasta-pé.
O sanfoneiro contou que o uso do chapéu de couro é uma referência ao mestre Luiz Gonzaga, eternizado tanto pelos sucessos do forró como pela homenagem aos vaqueiros na vestimenta. Também relatou que, por ser um grupo familiar, as festas com os parentes sempre são animadas pelo ritmo, e tocou “Forró no escuro” (Luiz Gonzaga) para mostrar a trilha desses animados encontros.
Nos shows, segundo Seu Raimundinho, não podem faltar clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, João do Vale e hits eternizados por Fala Mansa e Elba Ramalho. Na seleção apresentada durante o programa, músicas como “Olha pro céu meu amor” (Luiz Gonzaga), “De Teresina a São Luís” (João do Vale) e “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos).
O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Fonte: Agência Assembleia