O deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) renunciou, nesta terça-feira (1º), ao cargo de 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA). A renúncia ocorreu antes do término de seu mandato, que estava previsto para durar até 31 de janeiro de 2025. Em decorrência da decisão, foi convocada uma eleição interna para o preenchimento da vaga, marcada para o próximo dia 10 de outubro.
Rodrigo Lago formalizou sua renúncia durante uma reunião com a presidente da ALEMA, deputada Iracema Vale (PSB). Após o encontro, a Mesa Diretora da Assembleia editou um ato confirmando a vacância do cargo, que agora será preenchido por meio de uma nova votação.
Após renunciar ao cargo, Rodrigo Lago se dirigiu à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), onde oficializou seu retorno à advocacia. O deputado expressou, em suas redes sociais, sua satisfação em voltar ao exercício de sua profissão de origem, após um período licenciado.
“Estou muito feliz em retornar ao exercício da minha profissão depois de muito tempo licenciado. Creio que desempenhei bem a missão como vice-presidente da Assembleia Legislativa, tendo inclusive ocupado por duas vezes interinamente a presidência da Casa”, afirmou Lago.
Com a renúncia de Lago, a Assembleia se prepara para eleger um novo 1º vice-presidente, em um pleito agendado para o dia 10 de outubro de 2024. O nome escolhido pela Casa assumirá as funções até o final do mandato, que se encerra em janeiro de 2025.
Lago, que desempenhou papel relevante na liderança da ALEMA, volta a focar na advocacia, após contribuir significativamente para o Legislativo estadual, inclusive ocupando interinamente a presidência da Casa em ocasiões pontuais.