Se você está pensando em tomar um banho de mar para renovar as energias para 2024 ou vai pegar uma praia na virada de ano, é preciso ficar atento às condições da água das praias de São Luís e dos municípios da Região Metropolitana.
Um laudo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulgado na quarta-feira (27) apontou que, o trecho que compreende a praia da Ponta d’Areia e do Espigão Costeiro, em São Luís, não está próprio para banho. A área é uma das mais escolhidas pela população, para esperar a chegada do novo ano.
Ao todo, foram analisados 22 pontos em praias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. De todos as áreas monitoradas, apenas uma única não tem o banho de mar recomendado para a população. A análise foi feita entre os dias 27 de novembro a 27 de dezembro (Veja o laudo completo mais abaixo).
De acordo com a secretaria, a ocorrência de chuvas, comuns nesta época do ano, influencia na qualidade das águas da praias já que há um maior fluxo de matéria orgânica que surge da lavagem de vias públicas. Esse material, é despejado em rios e mares o que influencia na qualidade da água.
A recomendação é que os banhistas evitem a recreação em áreas não próprias para o banho até 24 horas após a incidência de chuvas.
Veja, abaixo, o laudo das praias de São Luís e da Região Metropolitana:
Festa da virada nas praias
Em São Luís, a Avenida Litorânea, na orla marítima da capital, foi o ponto escolhido para a realização da festa da virada. Os ludovicenses e turistas vão poder esperar a chegada de 2024 ao som de artistas nacionais e regionais.
Os shows serão realizados a partir das 16h, deste domingo (31), na extensão da Avenida Litorânea. O grupo maranhense de reggae GDAM vai abrir os trabalhos no palco montado e animar o público com as melhores músicas do cenário roots.
Também se apresentam os grupos Argumento, Bicho Terra e a cantora Thaís Moreno. O cantor Henry Freitas será responsável por animar o público durante a virada de ano. Em seguida, sobe ao palco em 1º de janeiro de 2024, a cantora Klessinha.
Veja, abaixo, a programação da festa da virada:
- 16h – GDAM
- 17h30 – Argumento
- 19h30 – Bicho Terra
- 21h30 – Thais Moreno
- 23h30 – Henry Freitas
- 1h – Klessinha
Cuidados nas praias
A área onde a festa da virada vai acontecer em São Luís está própria para o banho. Por isso, deve ser alta a incidência de pessoas que escolham a região para fazer seus rituais pessoais para a chegada de 2024.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) emitiu uma cartilha com recomendações para evitar afogamentos e garantir um começo de ano mais seguro nas praias. Veja, abaixo:
- Moderação no álcool: prática é presente entre as vítimas de afogamento e deixam as pessoas mais expostas a incidentes;
- Permanecer em uma profundidade segura no mar: a água na altura do umbigo é sinal de perigo. Por isso, quanto maior a profundidade, maior é a dificuldade de retornar à faixa de areia;
- Cuide de crianças e idosos: eles devem estar em um ambiente seguro. No caso das crianças, elas precisam ficar até, no máximo, um braço de distância entre os pais ou responsáveis.
Em caso de incidentes, os banhistas podem solicitar assistência por meio do posto dos Bombeiros Marítimos próximo a região, além dos canais 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 192 (Samu).
Para evitar mais problemas e situações de afogamento, está disponível para a população o aplicativo ‘Praia Segura SLZ’, que contém dados sobre as praias, tábua de maré e balneabilidade.
O aplicativo também conta com vídeos educativos, além de um espaço para que o usuário possa solicitar ajuda e acionem, por meio do WhatsApp, o serviço de guarda-vidas ou o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Ele está disponível para download na loja de aplicativos de aparelhos com sistema iOS e Android.
Fonte: G1 MA