SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira, 20, o reitor Natalino Salgado assinou contrato com a empresa Obras Sol – Eletrificações para a instalação de placas fotovoltaicas na Universidade Federal do Maranhão. A iniciativa tem por objetivo diminuir os gastos com energia elétrica.
A instalação das placas para captação de energia solar – também conhecidas como painéis fotovoltaicos –, prevista para iniciar em abril, faz parte de uma série de medidas que serão implantadas, a fim de que a Universidade se torne um espaço mais sustentável. “Além de ser um caminho para que os custos com energia elétrica sejam reduzidos, é a melhor opção para usarmos energia limpa e contribuirmos com a sustentabilidade”, acrescentou o reitor Natalino Salgado.
A assinatura do contrato é fruto do termo de adesão da UFMA a uma ata federal. Segundo o superintendente de infraestrutura da UFMA, Wener Santos, os painéis fotovoltaicos proporcionarão uma economia entre 5% e 10% ao mês, com energia elétrica, cujo consumo anual da Universidade é em torno de 15 milhões de reais.
O contrato prevê a aquisição de kits para a geração de energia fotovoltaica. “Fizemos o mapeamento dos prédios que mais consomem energia no câmpus para iniciar por eles a instalação. Com o apoio dos professores Clóvis Oliveira e Vilemar Gomes, do Departamento de Engenharia Elétrica e do Instituto de Engenharia Elétrica, foi feito o planejamento do cronograma de instalação e as tarefas para execução. Assim, a UFMA se tornará um dos principais pontos de captação de energia solar de São Luís”, afirmou Wener Santos.