O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) está disponibilizando, a partir desta quarta feira (02), a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLV). O documento que serve de prova de registro e propriedade do carro e é de porte obrigatório, agora, terá uma versão que pode ser usada nos smartphones.
O documento virtual chamado de CRLV e foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Tem o mesmo valor jurídico da versão impressa que continuará sendo emitido. A versão digital pode substituir a versão tradicional durante uma abordagem de trânsito.
Para a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, essa nova ferramenta possibilitará mais segurança e praticidade para os motoristas. “Com o CRLV digital o usuário poderá evitar multas por esquecer o documento em algum outro local, assim como reduzir questões como roubo ou perda do documento físico”, declarou.
O CRLVe não terá nenhum custo a mais para os usuários. No entanto, para acessar é necessário que o licenciamento 2018 já esteja pago, ou seja, se o proprietário tiver débitos pendentes relacionados ao registro do veículo, não poderá solicitar a versão eletrônica.
O CRLV digital é acessado pelo mesmo aplicativo para celulares e tablets, que já traz, também, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O aplicativo foi rebatizado como Carteira Digital de Trânsito (CDT), reunindo, a partir de agora, os dois documentos, estando disponível nos sistemas Androide e IOS.
O download é gratuito, depois de baixar ou atualizar o aplicativo, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).
O aplicativo permite adicionar mais de um CRLV digital. Para tanto, é preciso informar o número do Renavam de cada veículo e o código de segurança impresso no CRV (Certificado de Registro de Veículo) de cada um, sendo essencial para quem possui mais de um veículo.
O coordenador de Informática do Detran-MA, Jorge Henrique da Silva Oliveira, explica que os motoristas não precisam se preocupar , caso não estejam conectados . “O acesso à internet só é necessário no primeiro momento para adicionar o CRLV Digital na Carteira Digital de Trânsito. Depois, o documento do veículo digital fica armazenado e criptografado no dispositivo e pode ser usado mesmo sem internet disponível”, informou.
O Maranhão é o oitavo estado a aderir a versão digital do documento veicular. Já aderiram o Distrito Federal, Ceará, Rondônia, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Sergipe.
Jornal Pequeno.