Vamos ser práticos, não pensamos que Flavio Dino optou pelo nome do vice Carlos Brandão como o seu pré-candidato ao governo, só por segundo ele e seus aliados, Brandão ser o mais preparado e o mais leal. Claro que não foi isso, esse discurso é apenas uma estratégia de Flavio Dino e daqueles que precisam da proteção da máquina para alcançarem os seus objetivos. É importante ressaltar que desde 2014 Flavio Dino pensando no seu projeto politico pessoal de poder, previu sua chegada ao Palácio dos Leões para comandar o Maranhão com alguém que fosse fácil de ser controlado, ou então o seu projeto político pessoal de poder seria ameaçado, e quem poderia ameaça-lo? Para Flavio Dino só o PDT do então deputado federal Weverton, ou caso se mantesse unido o também grupo Sarney.
Por conta da sua estratégia para implantar o seu projeto politico pessoal de poder no Maranhão, o seu companheiro de chapa teria de ser um nome que pudesse ser controlado, e como poderia fazer isso? Convencer em 2014 o então deputado federal Weverton pela substituição do nome do hoje deputado Marcio Honaiser (PDT) pelo de Carlos Brandão, foi exatamente esse o motivo do nome de Marcio Honaiser não ter sido mantido companheiro de chapa de Flavio Dino, porque o futuro politico pessoal como projeto de poder de Flavio Dino, seria ameaçado caso o vice desde 2014 fosse alguém do PDT e de confiança do hoje senador Weverton, pois Flavio Dino não só temia como teme a força do PDT em todo estado, razões que justificam muitos terem pensado que os convênios distribuídos nos baldes para elegerem Dr. Jackson Lago governador do Maranhão com a credencial do governo Zé Reinaldo, alguns terem sido de proposito como subsídios de erros gravíssimos para cassação do mandato de Dr. Jackson Lago que depois de cassado, o PDT perdesse força no Maranhão, pois para Flavio Dino, o PDT nunca foi uma agremiação partidária de sua prioridade, e porque não? Pelo tamanho da sua dimensão e isso nunca interessou ao Flavio que não poderia ter o PDT como manobra de uso do seu projeto político pessoal de poder, tanto é real que hoje ele usa sua força perversa da maquina para dividir e diminuir em definitivo o PDT em todo estado por ser pra ele um empecilho no seu caminho pela permanência do seu projeto politico pessoal de poder no Maranhão.
Com isso tratando-se de 2014, o então deputado federal Weverton tinha de ser convencido na substituição do nome do hoje deputado estadual Marcio Honaiser pelo nome de alguém fácil de ser controlado. É essa a verdade, agora no próximo dia 02 por força de lei já que Flavio Dino é candidato ao senado, se afasta deixando o governo nas mãos de alguém não problemático e com facilidade de ser controlado, foi esse o motivo. Então esse discurso de Brandão ser o mais preparado e o mais leal, nunca existiu, é apenas uma estratégia. Para Flavio Dino, além de contar no presente com o apoio da poderosa máquina estadual para sua eleição de senador, o seu ambicioso projeto pessoal continuará controlando o poder apostando que poderá retornar com a benção de Brandão daqui há 04 anos e 06 meses para novamente o comando do Palácio dos Leões. Isso significa que a sua planejada missão para se consolidar, teria de oficializar o nome de Carlos Brandão como seu pré-candidato ao governo que por ele ser o seu vice, a prerrogativa de direito para assumir o governo dentro da exigência da força constitucional em 02 de abril, é de seu vice que com o assento na cadeira de governador até 31 de dezembro de 2022, é ele quem decide. Flavio Dino na condição de ex-governador disputando nesta eleição a única cadeira de senador do estado, terá o apoio do Palácio para garantir a sua eleição senatorial para continuar o seu projeto político pessoal de poder se assim conseguir eleger Carlos Brandão governador.
Nesta mesma direção contando com as bênçãos dos leões, seguem vários deputados lutando por suas reeleições que precisam reforçar seus prefeitos que pelo sistema perverso da máquina, é quase obrigatório seguirem o mesmo caminho além de outros postulantes a cadeiras no legislativo estadual e na câmara baixa que dominados por seus interesses, não terão outras alternativas se não contarem com as benções do Palácio dos Leões. Foi isso e nada mais disso para seguir os próximos passos pela permanência de Flavio Dino no poder do Maranhão, por exemplo: Vamos supor que Flávio Dino e Brandão consigam alcançar seus objetivos nesta eleição conforme pensado por Dino desde 2014, o Dino já começa se preparar para retornar ao comando dos leões daqui ha 04 anos e 06 meses, e porque isso? Mesmo dando Lula vencendo a eleição presidencial, Lula lutará pela reeleição, e com isso, quem passa ser o nome da linha sucessória de Lula, é Geraldo Alckmin, e aí, a história fica mais difícil para o desejo de Flavio Dino que para continuar perseguindo o sonho de ser presidente da republica, ele precisa controlar o poder no Maranhão que no seu ponto de vista esse sonho só será possível dando Brandão que ele Dino acredita o controlar no comando da máquina.
E outra, Flavio Dino tem medo que com Weverton governador, a próxima companheira de chapa de Braide na sua reeleição, possa ser a ex-primeira dama Camila até porque o ex-prefeito Edvaldo tem mais afinidade política com o senador Weverton do que com o próprio Flavio Dino, com isso, essa nova geração política é quem pode dominar o estado do Maranhão.
SEBASTIÃO SANTOS
Líder Comunitário