Quem tem animal de estimação sabe que cuidar da saúde do seu bichinho é também zelar pelo bem-estar de todos. Foi pensando nisso que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – SES retomou, neste sábado (26), a execução do Programa Mais Saúde Animal. A edição foi realizada na Unidade Integrada Aluísio de Azevedo, bairro do São Cristóvão, em São Luís, e contabilizou 628 atendimentos, entre consultas, triagem para doenças e testes rápidos para Leishmaniose Visceral Canina (Calazar), e vacinação antirrábica.
“O Mais Saúde Animal é, antes de tudo, uma estratégia de saúde pública. Neste sentido, entendemos que ampliar o acesso à vacina e o diagnóstico para Calazar é evitar a proliferação de doenças e proteger o ecossistema do qual os seres humanos e animais domésticos fazem parte”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.
Nesta edição, foram realizadas 123 consultas, sendo 98 em cães e 25 em gatos. Também foram aplicados 97 testes rápidos para diagnóstico da Leishmaniose em cães; destes, 16 testaram positivo. Aqueles cujo resultado deu negativo foram submetidos ao processo de encoleiramento, que consiste na aplicação de uma coleira que repele o flebótomo, popularmente conhecido como mosquito palha, transmissor da zoonose.
A ação também possibilitou a aplicação da vacina Antirrábica Animal. No total, 326 pets foram imunizados, dentre os quais, 232 cães e 94 gatos. A Raiva canina é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, caracterizada pela inflamação do encéfalo e da coluna vertebral. A vacina é o método mais eficaz de proteção; ela é disponibilizada de forma gratuita pelo SUS e aplicada pelos municípios.