A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, fez um apelo público para que os eleitores compareçam às urnas no próximo domingo, 6 de outubro, para o primeiro turno das eleições municipais, que elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país.
Em discurso durante a sessão da Primeira Turma do STF, a ministra destacou a relevância do voto para o fortalecimento da democracia e o exercício da cidadania. “Compareçam, votem. O voto é necessário, o voto é sua expressão de cidadania ativa, participante. Isso é essencial para que as instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes continuem a prosperar”, afirmou Cármen Lúcia.
Segundo dados do TSE, mais de 155 milhões de brasileiros estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Embora a maioria dos municípios elejam seus prefeitos e vereadores em apenas um turno, as cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter um segundo turno para a disputa de prefeitos, caso nenhum dos candidatos alcance a maioria absoluta dos votos (50% mais um). Este possível segundo turno está previsto para ocorrer no dia 27 de outubro.
Dos 5.569 municípios do país, 103 poderão ter uma segunda rodada de votação. A ministra também lembrou a todos da importância de seguir as normas sanitárias e de segurança ao comparecerem aos locais de votação, assegurando que o processo eleitoral seja tranquilo e respeitoso aos princípios democráticos.
A eleição municipal é vista como um momento decisivo para a população escolher os representantes que estarão diretamente ligados à administração de suas cidades e ao cotidiano dos cidadãos.