Após o governo do Estado fazer um alerta sobre o aumento significativo de casos de Covid-19 no Maranhão, o presidente da Famem, Erlanio Xaviver pediu aos prefeitos que tomem medidas no sentido de evitar o crescimento da pandemia nos municípios.
Entre as recomendações, Erlanio solicita aos gestores o reforço do atendimento nas UBS e ações preventivas, como o uso de máscaras e álcool em gel. Confira a seguir a íntegra.
Prefeitos e prefeitas do Maranhão
Nas últimas semanas, acompanhamos atentamente a tragédia que tem atingido o Norte do nosso país, com mais força em Manaus, no Amazonas.
Autoridades de saúde apontam uma nova cepa do coronavírus como razão para o aumento significativo de casos na região, com uma variante do vírus mais grave e agressiva entre os mais jovens.
Infelizmente, nas últimas horas, autoridades do nosso estado detectaram um aumento significativo no número de casos da doença, o que exige de todos nós agilidade e alerta.
Peço, em nome de todos os maranhenses, que os senhores prefeitos e prefeitas reforcem o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); também é o caso de informar nossa população e reforçar a necessidade de medidas preventivas, assim como evitar aglomerações.
O uso de máscaras e álcool em gel continua indispensável, assim como a necessidade de isolamento social, testagem e acompanhamento médico diante dos sintomas da covid-19.
O Governo do Maranhão é um parceiro incansável no combate a essa doença que vitimou milhares de maranhenses. Desde o início da pandemia, o executivo estadual não mede esforços para dar assistência aos municípios, seja com a distribuição de EPI’s, testes rápidos, álcool em gel, seja com a ampliação de leitos de clínicos e de UTI’s na rede estadual, estando sempre a disposição das prefeituras.
Precisamos todos fazer nossa parte para impedir que essa tragédia sanitária chegue às nossas cidades.
Erlanio Xavier
Presidente da Famem
Em tempo: No mais, vale lembrar que em São Luis, o prefeito Eduardo Braide, através da SEMUS, tem dado as mesmas orientações. São as clássicas recomendações de distanciamento, tendo em vista que a capital é o polo maior de contaminação do estado. Em conversa com o Drº Joel ao Blog Ilha Rebelde, ele reforçou a necessidade de mantermos o distanciamento social: “A vacina chegou, mas ela não resolve as coisas da noite pro dia. Nós teremos meses em que precisaremos ter todos os cuidados que estamos tendo, uso de máscara, lavagem das mãos, o uso do álcool em gel, isso é fundamental para que possamos, ao fim de alguns meses, aí sim, está tranquilo e livre da Covid-19“. Apesar de ter chegado a vacina, ainda há necessidade de atenção redobrada, até porque existe a variante europeia do coronavírus, e não sabemos ainda se ela já chegou ao Maranhão, pois já foram identificados casos no Brasil, tendo assim a necessidade de maiores cuidados e estudos mais avançados.
Com informações do Blog John Cutrim